0

4 dicas infalíveis para redução de custos nas empresas!

A redução de custos nas empresas é um dos maiores desafios. Você precisa manter o fluxo de caixa sempre no azul, mas não pode comprometer outras áreas do negócio.

Se cortar muito, corre o risco de prejudicar a empresa e até perder clientes. Se não fizer cortes, sua lucratividade fica seriamente comprometida.

A solução é cortar nos lugares certos e tomar as melhores decisões para manter seu orçamento sempre em dia. Confira cinco dicas infalíveis para reduzir despesas e custos de seu empreendimento e evite prejuízos!

1. Controle suas despesas

A primeira coisa a ter em mente é que você precisa controlar suas despesas e gastos. Sem esse acompanhamento diário, fica difícil perceber o gargalo que tem levado o seu dinheiro embora. Muitas vezes existem gastos indevidos com reembolsos e funcionários que não utilizam o reembolso da maneira errada. Por isso é tão importante um aplicativo de reembolso.

Crie uma planilha de despesas ou contrate um software de gestão financeira. O mais importante é documentar todas as entradas e saídas de dinheiro do negócio.

Em seguida, veja quais são as despesas mais consideráveis e que podem ser reduzidas dentro da empresa. Acompanhe o orçamento por alguns meses e comece a traçar estratégias de redução de custos.

2. Corte gastos desnecessários

Sabe aquelas despesas que parecem insignificantes, mas geram um impacto gigante no seu orçamento? Elas devem ser reduzidas e, se possível, até aniquiladas.

Compra de copos descartáveis, desperdício de energia elétrica e água, materiais de escritório e assim por diante. Apesar de não poder ficar sem esses itens, veja como cortá-los ao máximo.

Crie uma política de redução de gastos na sua empresa e oriente seus colaboradores. Para ter sucesso na economia, é preciso que todos se comprometam com o projeto.

Evite a impressão desnecessária de documentos, substitua copos descartáveis por canecas e assim por diante. Esses pequenos cortes farão muita diferença em seu orçamento mensal.

3. Tenha um processo de contratação eficiente

Um dos gastos mais consideráveis nas empresas é com a contratação e demissão de funcionários. Além dos direitos trabalhistas, sua empresa precisa arcar com treinamentos de novos colaboradores e por aí vai.

Para evitar que esse item consuma um grande percentual de seu orçamento, planeje a contratação adequadamente. Contrate as pessoas certas para trabalhar em seu negócio, que realmente se identificam com sua empresa.

Deste modo, você vai evitar ter de trocar de colaboradores com frequência e ainda é uma ótima dica para redução de custos nas empresas.

4. Fique de olho nas despesas com viagens

Empresas que possuem trabalhadores externos precisam ficar atentas às despesas com viagens corporativas. Tanto os valores com o planejamento do deslocamento, como os gastos do próprio colaborador devem ser monitorados.

Deixar de acompanhar esses números pode acarretar em uma despesa gigantesca na hora de fechar o balanço do mês. Por isso, oriente seus funcionários a apresentarem um relatório de despesas de viagem ou utilize um aplicativo para gestão desses deslocamentos.

Com esses valores em mãos fica mais fácil controlar essas despesas e encontrar oportunidades de reduzir custos. Não deixe de profissionalizar sua gestão de viagens corporativas para economizar.

E você, quais são suas técnicas favoritas para redução de custos em sua empresa? Compartilhe sua experiência abaixo.

Para receber mais conteúdos sobre redução de custos nas empresas e gestão de viagens, se inscreva na nossa newsletter gratuitamente. Receba novos textos diretamente em seu email.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Aldo Caterina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *