0

5 maneiras de ser feliz ao trabalhar viajando

Trabalhar viajando e ser feliz é o sonho de muitas pessoas. Fazer escalas diferentes todos os dias, conhecer novas pessoas e visitar lugares diferentes, são coisas realmente compensadoras e divertidas.

Por outro lado, você não pode transformar a viagem a trabalho em um momento de férias. É preciso conciliar a vida pessoal e profissional durante o deslocamento. Mais do que isso, você deve cumprir o objetivo principal da viagem.

Mas quem disse que trabalhar viajando precisa ser chato e apenas trabalho?

Veja neste post algumas dicas para ser feliz ao trabalhar viajando e se divertir, mesmo enquanto fecha contratos e vendas em nome da empresa. Confira!

1. Planeje bem a viagem

A primeira coisa a fazer é o planejamento de sua viagem a trabalho, sem dúvida. Assim você evita correr qualquer tipo de risco ou sofrer imprevistos durante o deslocamento. Sendo assim, planeje com cautela e muita atenção a viagem de negócios.

Confira a política da empresa, pesquise os hotéis disponíveis, locais para alimentação e etc. Não se esqueça de levar em conta também o objetivo desse deslocamento, ou seja, o motivo para ir ao destino. Lembre-se de usar sempre um bom sistema de reembolso para não perder as contas durante toda a viagem.

Caso seja uma reunião de negócios com um cliente, por exemplo, prepare-se para fazer a apresentação e fechar o negócio. Para isso, conheça bem o potencial cliente, a sua empresa, o clima dentro do ambiente de trabalho do comprador e assim por diante.

Outro ponto importante é acertar com seus supervisores os seus horários, prazos para entregar relatórios e outras responsabilidades que terá ao trabalhar viajando. Deste modo, você fica tranquilo durante o deslocamento e não deixa de cumprir o que a empresa necessita.

2. Pesquise sobre o destino

Trabalhar viajando tem muitos benefícios e, quem desfruta dessa rotina só tem elogios para as aventuras que vive no dia a dia. Mas conhecer outras culturas, povos, costumes e idiomas são os maiores ganhos desses deslocamentos.

Você conhece milhares de pessoas durante um ano de trabalho. Tem acesso a diferentes culturas e povos, com isso é capaz de enriquecer a sua bagagem cultural e seu conhecimento também.

Portanto, não desperdice essa oportunidade. Mesmo antes da viagem a trabalho, se dedique a conhecer o destino. Faça uma pesquisa sobre o local, os costumes e outras informações importantes.

Quando chegar ao destino aproveite para conhecer ainda mais a região e acumular novos aprendizados, visitando pontos turísticos e outros negócios locais.

3. Aproveite o tempo livre

Uma viagem a trabalho é totalmente diferente de um deslocamento a lazer ou de férias, por exemplo. Você tem um objetivo específico para essa viagem, o orçamento é limitado pela empresa, entre outros pré-requisitos.

Para manter a saúde da sua carreira e evitar imprevistos, é importante não misturar as coisas. Mas isso não lhe impede de curtir suas horas vagas no novo destino. Desde que não gere nenhum prejuízo para seus compromissos profissionais ou à empresa, está tudo bem.

Então aproveite as horas livres para ter um pouco de diversão e diminuir o estresse do trabalho. Saia para jantar, conheça pontos turísticos, converse com os moradores e assim por diante. Crie um programa para si que o ajude a relaxar e torne mais fácil trabalhar viajando.

Essas pequenas recompensas ajudam a deixar a viagem mais prazerosa e também a renovar as suas forças. Mas lembre-se que você não está de férias, por isso, nada de passar a noite na balada e depois faltar aos seus compromissos comerciais.

Além disso, as despesas com essas programações pessoais devem ser pagas pelo próprio colaborador e não pela empresa. Caso contrário, você pode até ser demitido ou gerar alguma confusão com os seus relatórios de viagem.

4. Faça networking

Trabalhar viajando permite que você conheça diversas pessoas, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Por causa disso, essas viagens se tornam grandes oportunidades de exercitar o seu networking e aumentar a sua agenda de contatos.

Com essa lista em mãos você consegue gerar novos negócios, receber indicações e até uma oferta de emprego. É lógico que o objetivo da viagem não é se candidatar a uma nova vaga, mas você pode fazer contatos a vontade durante o deslocamento.

Sabemos que as relações profissionais são muito importantes para o crescimento de qualquer pessoa. Então aproveite essa oportunidade para trocar cartões com outras pessoas, apresentar o seu trabalho e fazer amizades também.

Nunca se sabe quando você vai precisar de ajuda e muito menos o momento que uma boa oportunidade irá surgir. Portanto, nada melhor que ficar aberto a novas experiências e exercitar seu poder de influência e conexão enquanto trabalha viajando.

Apenas tenha em mente que as informações da empresa não devem ser compartilhadas e evite reclamar de seu atual emprego também. Pessoas que agem dessa forma acabam por minar suas oportunidades e fechar todas as portas. Tome muito cuidado!

5. Mantenha contato com a família

Trabalhar viajando com escalas diferentes diariamente e uma rotina corrida de aeroportos ou rodoviárias, pode ser muito solitário. Você está em lugar desconhecido, sem amigos e seus familiares estão a milhares de quilômetros.

Para quem vive essa realidade com frequência, sabe o quanto é difícil passar tanto tempo longe de seus familiares. Quando você tem filhos pequenos, a situação é ainda mais séria. Além da distância, o sentimento de culpa por viver afastado também assombra os viajantes.

Por sorte, a tecnologia tornou esse problema mais suportável e encurtou distâncias. É possível conversar com qualquer pessoa em qualquer região do planeta em poucos segundos, basta que tenha um smartphone e acesso a internet.

Aproveite essas facilidades para ficar mais perto de sua família e diminuir o sentimento de solidão. Converse com eles diariamente, dê um “boa noite”, veja como estão as coisas em sua casa e etc. Ao agir assim fica mais fácil aguentar a rotina corrida de um trabalhador viajante e se manter presente no seio familiar, ao mesmo tempo.

Trabalhar viajando tem muitos desafios e alguns problemas pelo caminho, mas ao seguir essas dicas os deslocamentos se tornam mais proveitosos. Um trabalhador feliz produz mais e também tem mais chances de cumprir o objetivo da viagem, por isso, não economize esforços para curtir essas viagens.

E por falar nisso, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber dicas sobre viagem a trabalho e como tornar essas experiências muito melhores. Cadastre-se agora mesmo e fique por dentro das novidades!

 

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *