0

App de viagens compartilhadas: Quando usar nos deslocamentos a trabalho?

app de viagem compartilhada

Em um mundo cada vez mais globalizado e com distâncias reduzidas, compartilhar é a palavra do momento. Somado a esse fator, a ideologia de um consumo consciente vem ganhando força e aceitação através de diversos meios. Nesse sentido, para facilitar a vida de quem se desloca constantemente, os apps de viagem compartilhada podem ser uma ótima opção.

Esses aplicativos disponibilizam um serviço de qualidade a um preço justo e razoável, já que seu uso será feito de forma compartilhada entre os usuários. No âmbito corporativo, até mesmo espaços físicos estão sendo divididos com o objetivo de reduzir custos. São os chamados coworkings, que demonstraram um crescimento acelerado no país.

Na área do transporte, os aplicativos para deslocamentos podem ser usados em trajetos entre cidades, como modo de locomoção para aeroportos ou forma de baldeação para utilizar outros meios de transportes como o metrô e o trem.

Além disso, nas viagens corporativas, muitos aplicativos e sites de transporte e hospedagem compartilhada oferecem um serviço qualificado para quem precisa viajar para representar a sua empresa. Essas alternativas são eficientes na redução das principais despesas de viagens. 

Se você deseja ter maior controle sobre as despesas em deslocamentos corporativos, clique aqui.

Ainda, esses benefícios garantem que a utilização desses aplicativos seja vantajosa tanto para o colaborador quanto para a companhia. Apesar das vantagens, o assunto gera polêmica entre os gestores, já que muitos ainda não se sentem confortáveis em utilizar esses serviços na sua companhia, talvez por falta de conhecimento ou receios quanto à legislação. 

Afinal, vale a pena usar esses serviços para deslocamentos? Quais cuidados devo tomar? Se você deseja obter respostas para essas perguntas, continue acompanhando a leitura!

Por que esses serviços ajudam na economia da empresa?

banner_CarroxUberxtaxi

O compartilhamento minimiza os custos

Por concederem um serviço de qualidade e isento de taxas, esses aplicativos permitem que os custos com deslocamentos sejam reduzidos. Quando comparados com os meios tradicionais, como o táxi, a economia é bastante relevante.

Planos empresariais

A maioria dos aplicativos usados para deslocamento possui planos específicos para empresas, oferecendo diversas vantagens às companhias principalmente com relação à redução dos custos e gestão.

Esses serviços são bastante úteis para reduzir os gastos com reembolso de quilometragem. Aliás, se você deseja saber como calcular a quilometragem rodada e ressarcir o colaborar de forma adequada, baixe a nossa planilha.

Exemplos de aplicativos de compartilhamento que podem ser usados em viagens corporativas

banner_CarroxUberxtaxi

Uber

A Uber oferece um serviço de deslocamento com grande qualidade. Para as empresas, o aplicativo dispõe de diversos recursos, como diferentes formas de pagamento, programas de locomoção diária, vínculo com ferramentas de reembolso, permite também o gerenciamento do deslocamento de sua equipe e possibilita oferecer viagens aos seus clientes e parceiros.

O pagamento é realizado somente quando os colaboradores utilizam o serviço e o custo das corridas nessa modalidade é 10% maior. É uma boa opção para quem deseja ter maior controle dos gastos, realizar o pagamento de forma simplificada e contar sempre com um suporte disponível.

99Táxi

A 99Táxi também disponibiliza um serviço especializado para empresas. Um dos maiores concorrentes da Uber, o aplicativo possibilita diversos benefícios para as companhias como pagamentos através de voucher, uma plataforma para gestão e acompanhamento das viagens, central de atendimento 24 horas e várias categorias de transporte.

A 99 garante a qualificação de todos os motoristas vinculados ao aplicativo, além de reduzir os custos em até 40%, quando comparado com os gastos relacionados à frota própria.

Waze Carpool

A Waze é bastante famosa por seu aplicativo de atualização em tempo real do trânsito. O Waze Carpool é o seu aplicativo de caronas que possibilita reduzir os custos de uma viagem compartilhando-a com outras pessoas. Através dele é possível encontrar pessoas pelo caminho, dividir os custos de combustível e pedágio e reduzir o número de carros na rua.

O aplicativo incentiva o gestor a criar uma política de caronas na empresa e a principal vantagem inclui a grande economia com relação aos deslocamentos, já que o programa é gratuito e oferece marketing, eventos e relatórios que podem ser úteis para estimular os colaboradores a utilizarem o aplicativo.

Ademais, possibilita o gerenciamento dos trajetos realizados e redução de problemas com estacionamento na empresa.

Cabify

A Cabify oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades de cada empresa. Além disso, o aplicativo permite que o gestor gerencie quando os colaboradores usarão o serviço, quais dias, horários, limites de preços, áreas atendidas e até mesmo a categoria do veículo e o motivo da viagem realizada.

O serviço possibilita configurar alertas para notificar sobre o máximo de despesas, permitindo o acompanhamento da viagem e disponibilizando o suporte diariamente. O aplicativo oferece maior controle, transparência, eficiência e segurança para o gestor administrar as viagens e deslocamentos de seus funcionários.

Quais são os cuidados essenciais para utilizar esses serviços?

banner_CarroxUberxtaxi

Procure por empresas com atendimento corporativo

Muitos desses aplicativos possuem um serviço personalizado e planos para uso corporativo. Essas ferramentas disponibilizam diversas vantagens para as empresas, como diferentes recursos e outras possibilidades que oferecem ainda mais economia para as companhias.

Opte pelos serviços que transmitam segurança

Para garantir a segurança do colaborador ao usar esses aplicativos, procure pelos mais conceituados e que tenham um bom atendimento ao consumidor. Serviços que trabalham dessa forma transmitem segurança por serem mais rigorosos com todos os seus parceiros, garantindo maior confiabilidade.

Pesquise sobre as regulamentações do serviço e o que a falta delas pode implicar

Caso haja alguma dúvida ou receio, pesquisar sobre a legislação relacionada a esse tipo de serviço pode ser uma estratégia para decidir de forma adequada. Apesar da maioria desses aplicativos não serem regulamentados por lei, também não são ilegais.

Os apps de viagens compartilhada são uma ótima maneira de reduzir os custos e gastos relacionados ao deslocamento de seus funcionários. Contudo, é preciso ter atenção ao escolher um que atenda às suas necessidades, que seja seguro e traga benefícios também para o colaborador.

Nesse contexto, é essencial avaliar e comparar cada caso. Por isso, disponibilizamos uma planilha de comparação entre app de viagens compartilhada e os principais meios de locomoção, para que você possa optar pelo serviço mais adequado para a sua empresa. Clique aqui para baixá-la.

banner_CarroxUberxtaxi

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *