0

7 dicas para uma apresentação comercial realmente eficaz

apresentação comercial eficaz

Uma boa apresentação comercial, desde o primeiro contato com o cliente, é essencial para o sucesso de uma negociação. Nesse sentido, é preciso apresentar um discurso eficiente para convencer e impressionar o seu público-alvo.

O termo apresentação comercial consiste em demonstrar, presencialmente ou não, os serviços ou produtos de uma empresa a um possível cliente. É sabido que para que um negócio funcione de forma saudável, o principal combustível são as vendas realizadas.

Por esse motivo, o ato de apresentar um produto ou até mesmo a sua empresa a potenciais clientes é um processo tão importante. Dessa forma, é necessário que as informações transmitidas estejam alinhadas com os valores da companhia, além de ser importante avaliar o que será demonstrado para o cliente e como o discurso será feito.

Se você deseja saber mais informações sobre como fazer uma apresentação de negócio clique aqui.

Treinar os colaboradores para essa missão é uma garantia de que os funcionários cumprirão esse papel com eficiência, sem deixar de representar a empresa em algum aspecto. É importante destacar que para fazer uma apresentação comercial adequada é preciso considerar o conteúdo, o design e a performance do apresentador.

Para entender melhor, acompanhe a leitura.

O que é a metodologia CDP?

Essa metodologia consiste em uma técnica que tem como objetivo melhorar a comunicação empresarial em diversos aspectos, aplicando estratégias que influenciam na maneira de comunicar e, consequentemente, no sucesso do discurso. Veja abaixo os pilares dessa metodologia.

Conteúdo

planilha de controle_de_visitas a clientes

 

Muito além do assunto que será abordado, é preciso considerar outros aspectos relacionados ao conteúdo apresentado. O objetivo do discurso deve ser muito bem definido. Além disso, é fundamental conhecer o público-alvo até mesmo para escolher um local adequado para a apresentação.

O contexto vivido no momento da demonstração e o tempo concedido para a apresentação também são fatores que influenciarão no discurso. É essencial também optar por uma boa metodologia de apresentação para manter os ouvintes atentos e interessados.

Design 

O design é uma etapa essencial da apresentação comercial, já que boa parte da informação que assimilamos é proveniente de recursos visuais que possibilitam um processamento mais rápido do conteúdo. É preciso utilizar essas ferramentas de forma adequada, coerente e com o objetivo de impactar e manter a atenção do público.

Sendo assim, é necessário pensar em algo que tenha uma aparência elegante e que transmita a informação de forma clara, rápida e eficaz. Não se esqueça da identidade visual da sua empresa!

Performance

Esse fator se relaciona com a forma que a sua mensagem será recebida pelos ouvintes. Isso envolve a maneira de se expressar do locutor e como a informação será transmitida. Nesse quesito, um treinamento eficiente pode fazer com que o apresentador tenha uma melhor performance.

Questões como postura, movimentação constante, posicionamento, segurança do locutor, quantidade de gesticulação, expressões faciais e de linguagem e a qualidade da oratória, são fatores que influenciam na performance de uma apresentação.

Agora que você já sabe quais são os pilares para uma demonstração eficiente, veja algumas dicas práticas para aplicar em sua apresentação comercial.

Dicas práticas para uma apresentação comercial eficaz

planilha de controle_de_visitas a clientes

Prepare-se para a apresentação

 

Esteja preparado para o que deve ser abordado durante a reunião e como é preciso se comportar na presença do cliente. Faça um briefing de tudo o que será falado, organize as ideias e monte um roteiro, relacionando os dados que serão demonstrados de forma encadeada logicamente.

Mantenha a aparência elegante, sem parecer desleixado ou extravagante demais. Ensaie bastante a apresentação antes de executá-la e se porte de acordo com o que o público-alvo espera e como a empresa gostaria de ser representada.

Seja objetivo

Apresentações longas tendem a ser cansativas e dificultam a manutenção do interesse pelo assunto abordado. Por isso, seja sucinto e objetivo sem deixar de mencionar tudo o que é importante. É preciso ir direto ao assunto e convencer os ouvintes com argumentos concretos.

Aproveite a chance de contato

Encare a apresentação comercial como uma única oportunidade de demonstrar o seu produto ou serviço. Não encerre seu discurso sem antes se certificar de que todas as dúvidas foram respondidas. Seja o mais claro possível, não gaste tempo com um conteúdo que não agregue à estratégia de venda.

Explique as vantagens claras para o cliente, apresentando os benefícios e soluções que o produto trará. Esteja preparado para todas as questões levantadas e esclareça todas elas com cautela e certeza.

Crie um pitch elevator

Trata-se de um discurso breve e dinâmico que permite ao vendedor apresentar o produto ou serviço com clareza e objetividade. Como o objetivo é atrair a atenção do cliente, a apresentação deve estar focada na vantagem que o produto pode oferecer ao indivíduo.

Algumas técnicas dessa metodologia incluem a utilização de uma pergunta no início da apresentação para avaliar o entendimento do cliente a respeito do produto, abordar sobre o problema identificado, explicar de forma clara o negócio e como ele atende ao indivíduo, e deixar o seu contato para futuras transações.

Desperte a atenção

Atrair a atenção dos seus clientes é importante para que a sua demonstração não seja só mais uma em meio a tantas outras. Por isso, é essencial preparar uma apresentação com um layout interessante, que seja didática e que represente a empresa e exponha a solução que ela tem para o cliente.

Adeque a linguagem ao público-alvo

A linguagem para transmitir uma informação deve ser adequada ao público ouvinte. Nesse quesito, a utilização de termos técnicos ou expressões específicas para indivíduos que as desconhecem fará com que a eficiência da apresentação seja afetada.

Da mesma forma, utilizar um linguajar que não condiz com a norma culta também pode influenciar negativamente a informação transmitida.

Controle as visitas e reuniões

Quem trabalha na área de vendas sabe que muitas são as apresentações comerciais, sendo necessário ter o mínimo de organização para estar preparado para todas elas. Por esse motivo, é preciso manter o controle das visitas e das reuniões agendadas, garantindo que todas elas sejam atendidas com excelência.

Gostou de conferir todas essas dicas importantes? Então, para ter maior controle e organização das suas visitas e reuniões com os clientes, não deixe de baixar a nossa planilha que te ajudará a manter todas as informações sobre sua apresentação comercial em um só lugar.

planilha de controle_de_visitas a clientes

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *