0

Como começar um negócio de vendas: o passo a passo para ter uma empresa lucrativa

começar um negócio de vendas

Você sempre sonhou em ter o seu empreendimento? Já imaginou como começar um negócio de vendas? 

Seja para vontade de ter autonomia financeira ou driblar a crise de desemprego, a maioria das pessoas já pensou em abrir o seu próprio negócio. No entanto, é preciso analisar bem o mercado para não “jogar a toalha” diante do primeiro obstáculo. A trajetória rumo ao sucesso necessita de paciência e perseverança. 

Pensando nisso, criamos um passo a passo para você começar um negócio de vendas. Continue acompanhando e descubra como ter uma empresa lucrativa. Boa leitura! 

Passo a passo para começar um negócio de vendas e ter uma empresa de sucesso

A maioria das pessoas tem receio de investir um alto valor na montagem de um negócio e acabar saindo no prejuízo. Isso porque imaginam que o lucro virá desde o início de uma empresa, quando a realidade é totalmente o contrário. 

É necessário ter paciência para conseguir atingir o tão esperado sucesso. Por isso, é importante trilhar um caminho bem planejado, visando o orçamento empresarial, para que você realmente não tenha um déficit no seu fluxo de caixa.

Para te auxiliar na jornada de como começar um negócio de vendas, vamos te dar algumas dicas essenciais para ter uma empresa de sucesso. Veja:

1. Tenha bastante conhecimento sobre a área em que deseja atuar

Preparo e conhecimento são fundamentais para começar um negócio de vendas que tenha um futuro de sucesso. Portanto, leia bastante sobre a área em que deseja atuar, faça cursos de empreendedorismo e, principalmente, gestão de negócios. Participe de workshops, palestras e tudo que for acrescentar em seu currículo como empreendedor.

É importante estar bem preparado para abrir um negócio e realmente saber qual é a realidade que vai enfrentar. Quanto mais conhecimento se tem, mais seguro estará para começar um negócio de vendas.

2. Comece um negócio de vendas comercializando algo que goste

O ponto-chave de todo o sucesso é trabalhar com algo que você realmente goste. Não adianta vender algo somente porque está na moda se você não entende nada sobre o produto e, ainda, não gosta realmente daquilo.

A venda pode ser de um produto ou serviço, cabe a você decidir qual a área em que irá atuar. Trabalhando com algo que ame e te dê prazer você se dedica muito mais, colhendo os frutos que realmente deseja.

3. Busque aconselhamento

Se você é iniciante na área de vendas, é importante se aconselhar com quem já está no mercado há mais tempo, tem experiência na área e, principalmente, obteve sucesso. Os grandes empreendedores do mundo sempre tiveram alguém com quem se aconselhar.

Há instituições que dão aconselhamento para quem quer começar um negócio de vendas. Um exemplo é o Instituto Endeavor.

4. Não tenha medo de errar

Erros sempre vão existir. Afinal, é por meio deles que aprendemos a não cometê-los mais. Portanto, trabalhe sem medo de errar. 

Além disso, se é o seu primeiro negócio, toda experiência é nova para você. O risco de errar vai sempre existir, mas você não pode deixar o medo te dominar. Novamente lembramos: busque sempre conhecimento para minimizar as chances de falhas.

Todo empreendedor em algum momento da sua trajetória vai tomar uma decisão errada ou precipitada. Isso porque muitas coisas não se aprendem na teoria, mas na prática. Portanto, erre para não mais errar.

5. Escreva as suas metas

É importante você ter em mente objetivos que possam ser cumpridos em curto, médio e longo prazo. Assim, é possível ter um caminho de real motivação, pois todas as vezes que você atingir uma meta ficará mais motivado para continuar.

Além disso, esboce também quem será o seu público-alvo, onde pretende começar um negócio de vendas, localização, qual produto irá comercializar e as suas características. É bom ter em mente também o seu diferencial.

6. Tenha um plano de negócio

Planejamento é a palavra do momento, pois sem ela não conseguimos fazer nada. Por isso, tenha um plano de negócios, mas que ele seja realista. Essas estratégias vão ser a sua “mola” para impulsionar a sempre ir adiante. No plano de negócios inicial é necessário conter três pontos:

  • Preço de vendas;
  • Volume de vendas;
  • Estrutura compatível.

7. Não utilize todo o seu capital

A ideia do planejamento é justamente para você saber como e quanto irá investir. A possibilidade de perder dinheiro é algo que assusta quem vai começar um negócio de vendas. Por isso, sempre tenha uma reserva em caixa. Não utilize todo o seu capital de giro.

8. Foque nos objetivos e não nos obstáculos

A maioria dos novos empreendedores tem a mania de focar nos obstáculos e não nos objetivos. O que é um erro. Os empecilhos devem ser vistos como degraus, porque se você souber passar por eles, vai atingir o sucesso esperado.

A visão otimista é sempre a melhor para quem vai começar um negócio de vendas. Se você olhar positivamente para um obstáculo, poderá enxergar uma possibilidade ao invés de um problema.

9. Sempre avalie a possibilidade de mudanças de objetivos

Ao sair da posição de empregado para empresário, várias mudanças irão acontecer em sua vida. Você precisa acreditar que começar um negócio de vendas pode dar certo. Porém, precisa entender que em curto prazo isso vai demandar mais sacrifícios do que benefícios. No entanto, ao longo do caminho você terá o retorno esperado e uma empresa de sucesso!

Com esse passo a passo você vai começar um negócio de vendas da melhor maneira possível! Mas, lembre-se: ao dar esse passo importante em sua vida profissional é preciso que você tenha um excelente controle nos gastos, ou seja, uma gestão de despesas. Isso vai ser essencial para manter a saúde financeira do seu empreendimento.

Ressaltamos que no início o trajeto pode parecer difícil, no entanto mais adiante o caminho fica com menos obstáculos e você começa a ter o tão esperado retorno que sempre sonhou. Só não desista! Paciência, persistência, planejamento e controle financeiro são as chaves para saber como começar um negócio de vendas de sucesso!

Gostou das nossas dicas? Receba outras assinando a nossa newsletter!

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *