2

Como fazer uma boa apresentação e conquistar o cliente?

A apresentação de vendas é uma vitória importante para qualquer vendedor externo. É o momento que o potencial cliente aceitou ouvir a sua proposta e conhecer um pouco mais sobre o seu produto.

Mas, o “sim” do cliente depende de muitos fatores. A forma como você faz a apresentação é um dos mais importantes. Sendo assim, é extremamente indispensável que você esteja preparado para essa reunião e não desperdice tal oportunidade.

Confira neste post fatores essenciais sobre como fazer uma boa apresentação e conquistar o cliente instantaneamente. Veja como melhorar suas chances de vender em suas reuniões com essas dicas!

Entenda o seu cliente

Antes de pisar na empresa do cliente é preciso fazer o seu dever de casa. Analise o site da empresa, suas redes sociais e faça pesquisas. Procure coletar o máximo de informações possível a respeito do negócio.

Com esses dados em mãos, entenda como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Assim, quando estiver cara a cara, ficará mais fácil oferecer uma proposta condizente com aquilo que o cliente necessita.

No início da apresentação de vendas ouça antes de falar. Faça perguntas sobre o negócio e suas necessidades. Aproveite esse momento para entender melhor o prospecto e criar uma conexão com ele. Só depois disso parta à apresentação de negócios de fato!

Não seja chato!

Ninguém gosta de reuniões longas e chatas. Aquela apresentação de vendas extensa, em que o vendedor fica falando feito um louco, não é legal para ninguém. Então evite tornar-se um chato e falador.

Durante a reunião interaja com os ouvintes, pergunte se eles entenderam o que você disse antes de continuar, etc. Deixar o interlocutor engajado na conversa ajuda a tornar o diálogo mais prazeroso.

Se possível, adicione um pouco de humor na apresentação. Pode ser com imagens divertidas nos slides, ou até mesmo uma piada leve. Mas tenha certeza que o potencial cliente está aberto a isso.

Use recursos visuais com moderação

Slides no PowerPoint, panfletos, folders e outras ferramentas visuais são muito úteis para vendedores externos. O problema é que alguns profissionais usam esses materiais de forma equivocada.

Tenha as informações sobre o produto ou serviço na ponta da língua, estude esses materiais e se prepare para a reunião. Os materiais devem apenas apoiar a sua apresentação e garantir que você não se esqueça de nenhum dado importante.

Jamais transpareça que se esqueceu de algum dado e precisa consultar o material. Isso pode transparecer despreparo e acabar com a confiança da outra parte em você. Se precisar ler o banner, faça isso de forma natural e mais discreta possível.

Dê o próximo passo

O objetivo de toda reunião de negócios é fechar o contrato ou o pedido de venda. Infelizmente, isso nem sempre acontece. Você como vendedor, deve estar preparado para dar o próximo passo e sair com uma nova conversa agendada, no mínimo.

Mesmo com a negativa, informe o cliente sobre essa nova etapa. Veja se ele tem dúvidas sobre a apresentação, pergunte o motivo para não fechar o negócio hoje, indague sobre a possibilidade de uma nova reunião e etc.

O ponto fundamental é voltar a encontrar o cliente ainda mais preparado e com informações novas. Pode ser um novo case de sucesso com o seu produto, uma promoção especial e assim por diante. Mostre que o cliente sairá ganhando ainda mais com essa nova conversa!

Agora que você já conferiu as dicas essenciais sobre como fazer uma boa apresentação de vendas, aplique-as em seu dia a dia como vendedor externo. E para receber conteúdos como esse direto em seu email, inscreva-se na nossa newsletter agora mesmo!

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *