0

Como motivar funcionários insatisfeitos e aumentar o rendimento da equipe?

como motivar funcionários insatisfeitos

Muitas empresas se prejudicam por falta de interação ou diálogo com os seus funcionários. Diante disso, neste artigo você saberá como motivar funcionários e como identificar alguma insatisfação por parte deles.

Uma empresa só consegue ter sucesso se estiver empenhada com o seu funcionamento externo, mas também não deixar de lado também o trabalho interno. É importante saber valorizar quem sempre trabalha em prol do sucesso da empresa. 

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a crise entre funcionário e empresa é inevitável, em um momento ou outro isso acaba acontecendo. Por mais que o funcionário seja extremamente dedicado, ele pode ficar insatisfeito com o seu emprego. Portanto, é importante saber lidar de forma correta com esse tipo de situação.

Vale lembrar que a motivação precisa ser parte integrante de uma gestão de equipe eficaz, independente se é um time interno ou externo. Para os trabalhadores externos, inclusive, a motivação é ainda mais importante já que eles podem se sentir separados do restante da organização.

Veja a seguir como lidar com a insatisfação dos funcionários e dicas para mantê-los mais motivados e produtivos. Acompanhe!

Como identificar funcionários insatisfeitos?

Muitas das vezes é difícil identificar fatores que evidenciam a insatisfação de um colaborador em um ambiente de trabalho. Para que você saiba como identificar, deve observar alguns aspectos daqueles que trabalham em sua gestão. 

Atrasos frequentes

 

Sabemos que a insatisfação repercute em alguns comportamentos de um funcionário. Os atrasos frequentes podem ser causados por essa falta de motivação em seu ambiente de serviço, portanto, vale a pena observar quem sempre chega atrasado. 

Lembrando que existem exceções para esse tipo de caso, muitas das vezes o empecilho para a pessoa chegar na hora marcada é algo pessoal, como por exemplo os engarrafamentos no trânsito ou tarefas rotineiras que antecedem o seu horário de trabalho.   

Mau humor 

 

O mau humor pode mexer com toda a produtividade de um negócio. Estar em um ambiente harmonioso beneficia a produção e, consequentemente, gera mais lucros. 

Muitas vezes, um funcionário está mal-humorado todos os dias, e essa pode ser a forma dele expressar a sua insatisfação com o trabalho. Portanto, saiba analisar bem o desempenho e humor de cada um.  

Indisposição

 

A indisposição talvez seja o ápice da falta de motivação e isso reflete diretamente no desempenho de uma empresa. É importante perceber quais são as pessoas empenhadas a realizar o trabalho e aquelas que sempre estão indispostas a fazer suas tarefas. 

Tenha um olhar humano antes de ter qualquer conclusão acerca de quem trabalha com você ou para você, isso ajudará a não cometer erros, sejam eles relacionados a demandas internas ou externas. 

Como motivar funcionários – 7 dicas essenciais

Construir um método eficiente de como motivar funcionários não é difícil. O endomarketing que é o marketing interno das empresas, voltado aos seus funcionários e a todo o público interno, já mostra a relevância desse trabalho. 

Assim, segundo análise de Medeiros Brum, autora do livro “Um olhar sobre o marketing interno”, colocar o endomarketing em prática é o mesmo que dar a devida educação ao funcionário, além de atenção e demonstração de afeto. 

Ainda segundo a autora, isso torna o trabalhador mais preparado e informado, instigando ainda mais a sua criatividade e afetando de maneira positiva a sua produção e desempenho no trabalho.

Para facilitar ainda mais o esclarecimento sobre como motivar funcionários, neste artigo você encontrará sete dicas extremamente essenciais para atender as necessidades de um trabalhador em seu local de trabalho. Essas dicas estão associadas ao estudo feito por Maslow (1943).  

Biológicas

 

Maslow divide as necessidades em uma pirâmide, e em sua base encontram-se as necessidades biológicas. Essas necessidades humanas devem ser atendidas para no mínimo se obter a sobrevivência, sendo estas: respirar, comer, beber água, respeitar a fisiologia do corpo em geral. 

Levando isso a um contexto de ambiente de trabalho, também são exigências que devem ser atendidas para que exista motivação no momento de serviço. 

Mas, não apenas isso, um salário justo e com o pagamento cumprindo as ordens de contrato colaboram bastante para o bem-estar dos funcionários e no atendimento de suas necessidades biológicas. 

Segurança

 

A necessidade de segurança também deve ser atendida em qualquer ambiente de trabalho, independe de ser a  segurança do corpo ou até mesmo a moral. 

Sabemos que segurança é uma necessidade humana e, com toda certeza, um ambiente que transmite esse tipo de sentimento, torna-se um ambiente mais produtivo. 

Social 

 

Para conceituar essa parte da pirâmide de Maslow, os sentimentos de amizade, de socialização, tudo o que se é compartilhado pode ser apontado como uma necessidade social. 

Também considerada uma necessidade humana, o ambiente harmonioso de compartilhamento deve estar presente em todo trabalho, portanto, vale a pena investir nesse aspecto. 

Autoestima

 

A autoestima de uma pessoa nunca deve ser ferida, isso poderá prejudicá-la e torná-la improdutiva. Portanto, é importante valorizar os funcionários para que estes sintam-se confiantes em seu próprio desempenho. 

Auto realização

 

A auto realização também faz parte de uma necessidade em um ambiente de trabalho. Para que isso aconteça, é importante a valorização da moralidade, o impulso da criatividade e soluções de problemas para com os funcionários de um negócio. 

Motive e cresça

 

Valorize a comunicação do ambiente de trabalho, isso ajudará a identificar o que necessita de melhora.

Para quem faz parte de uma gestão de empresa, também é necessário o reconhecimento das conquistas, isso não se dá apenas com um simples “parabéns”, mas também por meio de uma melhoria de cargo. 

Programas de motivação

 

Muitas empresas já adotam programas de motivação como parte do seu marketing interno, isso melhora os relacionamentos. 

Oferecer oportunidade de crescimento para os funcionários, faz com que o desempenho dos mesmos em uma empresa seja crescente. Portanto, para que a empresa cresça, é necessário impulsionar quem faz parte dela. 

Já sabe como motivar seus funcionários? 

Se você busca uma melhora e um reconhecimento do seu negócio, saiba que motivar aqueles que fazem parte dele é essencial. 

É importante que uma equipe seja valorizada, se sinta segura e acolhida em seu local de trabalho. Lembre-se sempre que uma boa experiência por parte dos funcionários pode gerar ótimos frutos para o negócio.  A mudança de postura de uma empresa com os seus funcionários deve acontecer de forma minuciosa, assim todos serão valorizados.

Agora que você já sabe como motivar funcionários fica mais fácil de melhorar os resultados de um negócio.   

Quer mais dicas como essa? Assine agora a nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre gestão empresarial e controle de reembolso. 

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *