0

Como reduzir os custos em sua empresa e fazê-la crescer?

Em pleno momento de crise financeira e econômica no país, o assunto mais pesquisado é como reduzir os custos nas empresas.

A maioria dos empreendedores tem buscado formas para trabalhar de maneira mais enxuta e econômica, porém, sem comprometer a qualidade de seus produtos ou serviços.

Nessas horas, até os pequenos cortes fazem uma grande diferença no orçamento do negócio, sabia? Mesmo as pequenas coisas, como o gasto com copos descartáveis, ajuda a economizar algumas dezenas de reais e sobreviver a crise.

Por isso, você precisa encontrar formas de reduzir gastos na empresa e equilibrar as contas do negócio.

Então, veja neste post algumas dicas para fechar o mês no verde e não ter surpresas desagradáveis pelo caminho.

Planeje com antecedência

Em primeiro lugar planeje todos os gastos da empresa com a maior antecedência possível. Prever as despesas do negócio ajuda a encontrar saídas para economizar e também auxilia no combate ao desperdício.

Por isso, crie políticas de gastos na sua companhia e as deixe visíveis para todos os colaboradores.

Além disso, separe uma data de sua agenda para fazer o levantamento do orçamento mensal do negócio.

Quanto está previsto para ser gasto neste mês? Há possibilidades de cortar alguns custos?

Lembre-se que qualquer investimento ou mudança na empresa deve ser planejado com antecedência e muito bem pesquisado.

No caso de despesas com viagens corporativas, por exemplo, é possível economizar reservando passagens aéreas e hotéis antecipadamente. Torne o planejamento prévio um hábito dentro do negócio e evite gastar dinheiro em vão.

Negocie com seus fornecedores

Lembra que falamos da importância do planejamento anteriormente? Pois é, ele pode ser muito útil na negociação de descontos ou condições especiais com seus fornecedores e parceiros.

Imagine que sua empresa precisa realizar 10 viagens corporativas para o Recife neste mês. Ao invés de adquirir as passagens e reservas separadamente, por que não fechar um único pacote com a agência?

Ao negociar com o fornecedor uma única vez ele consegue lhe dar mais descontos, ou quem sabe, fornecer parcelamentos mais favoráveis para a gestão financeira do negócio.

Da mesma forma, é possível obter outras vantagens incríveis com essa perspectiva. Você pode acumular pontos para outras viagens, receber o translado de graça, deixar de pagar algumas diárias e assim por diante.

Então, antecipe as suas despesas e procure negociar com seus fornecedores e prestadores de serviço. E faça isso com todos os pedidos de compra ou contratação de sua empresa. Estude-os e descubra oportunidades de barganha.

Vale destacar ainda que contratos com maior tempo de duração possuem ainda mais facilidades de negociação, aproveite!

Crie relatórios de despesas

A boa e velha gestão de despesas e gastos empresariais. Registre todos os custos da empresa ao longo do mês em uma planilha ou software específico.

Esse controle ajuda a compreender se o que foi planejado realmente aconteceu, ou quanto o orçamento mensal ultrapassou o planejamento.

Também é possível identificar nesses registros aonde e como o dinheiro vem sendo gasto, bem como, as maiores despesas da empresa atualmente. Assim fica fácil definir ações para reduzir investimentos pontuais, por exemplo.

Tudo deve ser registrado e analisado pelo seu departamento financeiro. Acesse o histórico de gastos e acompanhe cada lançamento, em seguida, verifique se algum investimento pode ser cortado ou minimizado.

Manter as contas na ponta do lápis é o jeito mais fácil de evitar desperdícios e reduzir custos em sua empresa. Implante esse modo de pensar na companhia!

Exija o detalhamento de despesas em viagens corporativas, gastos por setor e assim por diante. Mantenha o controle rígido sobre as finanças do negócio e evite ser pego de surpresa. Use um sistema de reembolso, se necessário!

Conscientize seus colaboradores

Uma etapa importante para aprender como reduzir custos em sua empresa é conscientizar sua equipe. Os colaboradores devem estar cientes do planejamento financeiro do negócio e contribuir com a economia.

Isso porque, mesmo as medidas mais simples ajudam a economizar de verdade. Alguns exemplos são: apagar as luzes de salas vazias, desligar equipamentos fora de uso, maneirar na utilização do ar-condicionado e etc.

Utilize da ajuda de seus funcionários para reduzir custos da empresa e trabalhar de forma mais enxuta. Até mesmo a substituição do copo descartável por uma caneca individual traz grande economia para o empreendimento.

Então, divulgue essa necessidade para todos os empregados e integre-os na iniciativa. Aproveite para colher sugestões e feedbacks da equipe para encontrar outras formas de redução de gastos.

Planejar, negociar com fornecedores, gerenciar suas despesas e conscientizar sua equipe são algumas práticas determinantes para reduzir os custos da sua empresa. Invista em cada um desses passos e mantenha as finanças do negócio sempre em dia.

Não deixe, também, de usar ferramentas para ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro. A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de cortar gastos desnecessários. Logo, pesquise e implante novidades dentro do empreendimento.

Quer receber conteúdos sobre como reduzir os custos em sua empresa e gerenciar suas finanças, direto em seu email? Assine a newsletter do blog e receba as atualizações com antecedência.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *