0

10 dicas de controle de combustível para sua empresa economizar

controle de combustível empresa

Controle de combustível para empresas, você sabe como fazer? Diante das altas constantes no preço do combustível, controlar essa questão se tornou fundamental para qualquer empresa manter o seu nível de competitividade.

O custo de transporte em uma empresa é um dos mais elevados no departamento de logística, lado a lado com a armazenagem. E, por isso, um bom gestor deve estar atento para o controle e redução desse custo.

Pensando nisso, separamos neste artigo 10 dicas para você controlar o combustível da sua empresa, dá uma conferida.

1. Controle a quilometragem da frota

Um dos fatos que merece mais atenção quando falamos de redução de custo com combustível é o controle de quilometragem. Pois ao se fazer um bom monitoramento da quilometragem fica fácil avaliar quais veículos estão andando mais do que o previsto.

Existem hoje, sistemas de gestão capazes de acompanhar a quilometragem em tempo real. Com esse sistema fica mais fácil ver e acompanhar os horários de uso do veículo, bem como saber quais fatores estão contribuindo para um maior consumo dele.

2. Defina padrões para os veículos

Outra dica importante é definir padrões para os veículos. Isso irá garantir que veículos com maior consumo não sejam utilizados. Se a frota for própria esse controle fica ainda mais fácil, pois basta fazer a compra de veículos econômicos.

Caso os veículos usados sejam dos próprios colaboradores pode-se fazer uma definição das marcas e modelos que poderão ser usados. Isso ajudará a reduzir gastos com combustíveis, evitando o uso de carros que consomem mais.

3. Faça parceria com postos de combustíveis

Abastecer nos postos com combustível mais barato nem sempre é sinônimo de economia. Isso porque muitas vezes a “gasolina batizada” pode gerar danos mecânicos no carro, ou até ter um rendimento bem inferior do que um combustível de uma marca boa.

Por isso, fazer parcerias com postos de gasolina confiáveis é essencial. Além de garantir uma gasolina de qualidade para a frota, ainda ficará mais fácil de visualizar quais veículos estão abastecendo mais e quais são os horários de abastecimento.

Através da parceria também é possível ganhar em prazo para pagamento, assim como descontos no preço do combustível, o que ajudará na redução de custo.

4. Revise corretamente os veículos

Fazer corretamente a revisão e manutenção dos veículos impacta diretamente no consumo de combustível. Uma simples calibragem de pneu pode colaborar para um melhor rendimento do consumo, para se ter uma ideia.

Veículos sem revisão e manutenção além de consumirem mais combustível, ainda possuem mais risco de acidente, isso sem contar que podem perder mais tempo parados em oficinas mecânicas para consertos.

E, como já sabemos, a mecânica corretiva é sempre mais cara que a mecânica preventiva. Desse modo, realizar constantemente as revisões é fundamental para garantir um bom desempenho do veículo e consequentemente para reduzir custos com combustível.

5. Invista em um sistema de controle de quilometragem

banner_relatorio_de_km

A tecnologia é essencial para ajudar a fazer o controle de combustível para empresas. Existem hoje diversos sistemas que coletam, organizam e disponibilizam em tempo real dados sobre as atividades dos veículos e também dos motoristas.

Através dessas informações fica fácil ver se os motoristas estão seguindo a rota traçada, se estão dirigindo na velocidade correta bem como se houve frenagem fora do padrão.

Outro aspecto interessante que alguns softwares podem trazer são os relatórios da média de consumo de cada veículo. Dessa maneira, é possível avaliar a performance de cada motorista e também o rendimento de combustível de cada posto.

6. Invista na capacitação da equipe

Como vimos, contar com a tecnologia é fundamental para saber quais motoristas conseguem extrair um melhor rendimento do carro e quais não. Entretanto, mais do que visualizar é preciso também corrigir o problema.

E para isso, investir em treinamento dos motoristas, com cursos explicativos sobre os maus hábitos na direção como frenagem brusca, aceleração em excesso e uso incorreto das marchas podem ajudar a melhorar o consumo de gasolina e fazer um melhor controle de combustível para empresas.

7. Faça um bom planejamento das rotas

O mau hábito do motorista, combustíveis de má qualidade e carros sem manutenção colaboram para um maior consumo de combustível do veículo. Contudo, existem outros fatores que também contribuem para isso, como:

  • Estado das rodovias;
  • Engarrafamentos;
  • Sinais de trânsito.

Portanto, é fundamental fazer um bom planejamento da rota antes. Avaliar quais são as rotas com condições melhores de estrada e as menos engarrafadas certamente ajuda a melhorar o desempenho do veículo, além é claro de melhorar a condição de trabalho do motorista.

8. Controle o peso dos veículos

Uma dica importante também é controlar o peso dos veículos. Veículos mais pesados sempre consomem mais combustível. Nesse sentido, a empresa deve considerar o que gastará mais: enviar mais de um veículo ou um único carro com mais produtos.

Em alguns casos o sobrepeso pode fazer o automóvel consumir mais combustível, já em outros o peso extra sairá mais em conta que enviar outro veículo. Portanto, faça as contas e considere a melhor opção.

Este é um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença na estrada, já que os veículos mais pesados possuem um rendimento bem inferior aos veículos mais leves e, se considerarmos várias viagens no mês, é um aspecto que pode fazer toda diferença.

9. Evite o tempo ocioso dos veículos

Frotas que ficam muito tempo paradas tendem a apresentar um desempenho pior no que diz respeito ao consumo de combustível. Desse modo, a sua empresa acaba tendo uma maior elevação de custo.

Por isso, é fundamental fazer o rodízio correto dos veículos, colocando todos em atividade constantemente. Isso ajudará bastante tanto na redução de custo com combustível quanto com a manutenção mecânica do veículo.

10. Faça uma previsão de gastos

Para finalizar as nossas dicas, não poderíamos deixar de falar da previsão de gastos. Isso é fundamental para o planejamento de rotas e escolha da frota. Saber o valor que cada veículo poderá consumir ajuda a realizar um bom planejamento.

Sendo assim, realizar uma boa previsão de gastos irá ajudar bastante a evitar desperdícios no momento do abastecimento do veículo.

Por isso, se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o controle de combustível para empresas, não deixe de baixar o nosso relatório de quilometragem agora mesmo caso queira melhorar ainda mais o seu controle.

banner_relatorio_de_km

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *