0

Coworking: Conheça esse aliado de suas viagens a trabalho!

Conciliar as viagens de negócios com as funções de um escritório, não é uma das tarefas mais fáceis. Você precisa de uma infraestrutura profissional e um ambiente propício para trabalhar com qualidade e de modo sadio.

Um coworking é uma excelente alternativa para quem vive na estrada, mas ainda necessita de um escritório para trabalhar. O modelo permite ter acesso a uma estrutura empresarial quase completa, mas sem precisar gastar fortunas para isso ou abrir filiais do negócio por aí.

O melhor de tudo é que você pode encontrar esses espaços por diversos locais do mundo e do Brasil. O que torna mais fácil melhorar a sua produtividade durante as viagens de negócios e ter todo o conforto que você precisa para trabalhar.

Veja neste post o que é um coworking, suas vantagens e como adota-lo em seu próximo deslocamento corporativo. Confira como essa tendência pode tornar suas viagens melhores e mais produtivas agora mesmo!

O que é coworking?

Coworking é um modelo de trabalho em que vários profissionais compartilham o mesmo ambiente. Porém, eles não precisam trabalhar para a mesma empresa e nem no mesmo nicho de mercado.

A ideia é baratear os custos operacionais de um negócio, contar com uma infraestrutura profissional e trabalhar com outras pessoas ao mesmo tempo.

Os coworkings são salas comerciais extremamente equipadas, com tudo o que um profissional ou empreendedor necessita para executar a sua função. Internet, salas de reunião, computadores e mesas de escritório são apenas algumas das facilidades disponíveis nesse local.

Além disso, todos os profissionais ou empresas compartilham do mesmo endereço comercial. Essa informação é útil para o recebimento de correspondências e também à valorização da marca pela localização do Coworking.

O conceito, criado em 1999, se popularizou com o crescimento da internet e o aumento dos trabalhadores home Office (em casa). No entanto, também é uma ótima opção para quem trabalha viajando e precisa de mais profissionalismo para executar o seu trabalho.

De acordo com o site CoworkingBrasil.org existem aproximadamente 100 espaços espalhados pelo Brasil e mais de 4 mil unidades pelo mundo. O portal responde pela maior concentração desses estabelecimentos e fala muito sobre esse modelo recente de trabalho.

Vantagens de trabalhar em um coworking

Agora que você sabe o que é um coworking, provavelmente está se perguntando sobre os benefícios desse ambiente para o seu trabalho, já que vive viajando para diferentes locais do Brasil e até do mundo.

Saiba que o trabalho colaborativo tem muitas vantagens, tanto para as empresas como para seus profissionais. Veja alguns dos benefícios de trabalhar nesses locais e dispor de suas facilidades em suas viagens a trabalho.

Redução de custos

A primeira vantagem de adotar um coworking, em sua próxima viagem corporativa, é a redução de custos. Imagine que a empresa precise alugar uma sala comercial em toda cidade que você visitar. Com certeza o custo ficaria muito alto!

Outra opção seria contratar um hotel com todos os recursos de um escritório, mas isso também sairia bem caro. Receber seu cliente para uma reunião em um hotel, por exemplo, exigiria alugar a sala de reuniões ou eventos do estabelecimento. O que nem sempre é muito barato!

No caso de um coworking todas as necessidades de sua função seriam observadas e o custo de aluguel é muito mais barato. Da mesma forma, nesse modelo de trabalho colaborativo, você paga apenas pelos recursos que utiliza.

Sendo assim, você poderia pagar para utilizar a sala de reunião para um evento de um dia, por exemplo. Deste modo, economizaria com a diária do hotel, taxas de deslocamento e outras despesas da viagem de negócios.

Infraestrutura profissional

Já falamos sobre a infraestrutura profissional disponibilizada nesses espaços de trabalho, mas é preciso reforçar esse ponto.

A internet banda larga no Brasil não é das melhores. Como viajante você provavelmente deve ter enfrentado problemas com a conexão, seja por uma internet muito lenta ou a falta de WiFi nos locais que visitou.

Em contra partida, manter-se conectado é essencial durante uma viagem de negócios. Ter acesso ao seu email em tempo real, por exemplo, pode ajudá-lo a enviar a proposta no momento certo para o cliente e assim fechar um grande negócio.

Em um coworking a internet costuma ser de excelente qualidade, já que o espaço foi devidamente pensado para fomentar negócios. A localização desses espaços de trabalho também costuma ser privilegiada, o que ajuda a conseguir uma boa conexão à web.

Mas nem só de internet vive um trabalhador viajante, não é mesmo? Além da conexão você pode precisar de uma sala de reunião para o caso de uma apresentação de negócios, auditório, materiais de escritório, telefonia VoIP, entre outros recursos.

Um coworking dispõe de toda essa infraestrutura para auxiliar no seu dia a dia de trabalho e a custos muito baixos. Portanto, é uma ótima opção para trabalhar remotamente em sua próxima viagem de negócios.

Comodidade e praticidade

A praticidade e a comodidade oferecida por esses espaços de trabalho também é uma vantagem à parte.

Alguns coworkings oferecem serviços operacionais como recepcionistas, motoboys, zeladores e entre outros profissionais. Essa é uma excelente forma de contar com uma estrutura empresarial robusta, mas sem precisar investir fortunas para isso.

Essas facilidades podem ajudá-lo a executar seu trabalho da melhor forma possível, como delegando a ida a cartórios ou correios, ou quem sabe passando uma excelente impressão aos clientes com o atendimento profissional.

Tudo isso contribui para tornar sua viagem de negócios mais efetiva e cumprir as metas do deslocamento. Então, não deixe de conhecer melhor esses espaços!

Aumento na produtividade

Um dos maiores desafios para uma pessoa que trabalha viajando é quanto a sua produtividade. Há muitas distrações nos destinos que você visita e você precisa ter foco total para não afetar o seu desempenho.

Trabalhar em locais públicos, como cafeterias ou lanchonetes, não é a melhor opção. A circulação intensa de pessoas pode tirar a sua atenção de um relatório importante, por exemplo, e fazê-lo perder tempo e até dinheiro.

Contar com um local silencioso, climatizado e pensado exclusivamente para o trabalho é uma excelente opção. Afinal de contas, a sua concentração aumenta e a produtividade também.

Logo, fica mais fácil cumprir as metas do deslocamento e não deixar nada para trás enquanto estiver fora do escritório, como o relatório de despesas da viagem, por exemplo. Sendo assim, não deixe de contar com um local profissional e adequado para executar suas funções.

Possibilidade de networking

Outra vantagem interessante de um coworking para viajantes é a possibilidade de networking. Como muitos profissionais trabalham nesse ambiente, você pode conseguir ótimos contatos e parcerias nesse local.

Desde um bate papo descontraído até potenciais negócios, as oportunidades são inúmeras em relação aos relacionamentos em um coworking. Com certeza é uma escolha muito mais saudável e proveitosa do que ficar trancado num quarto de hotel trabalhando sozinho, não é?

Por isso, não deixe de conhecer os espaços de trabalho compartilhados e adotá-los em sua próxima viagem de negócios.

Como trabalhar em um coworking?

Para trabalhar em um coworking você precisa, primeiro, encontrar esses ambientes. No site CoworkingBrasil.org você pode ver todas as unidades do território brasileiro.

Já quem pretende ir para o exterior, pode contar com a ajuda do site Coworking Map. Nele tem todas as unidades de coworking espalhadas pelo mundo, de diversos países, o que pode facilitar a sua busca por um espaço desses.

Depois disso, basta entrar em contato com o fornecedor e obter mais informações sobre os preços e serviços. E por fim, resta anexar esse novo serviço ao planejamento da viagem corporativa repassando essa informação à gestão de viagens de sua empresa, por exemplo.

Como a praticidade e a comodidade são as bandeiras principais desse modelo de trabalho, você não terá nenhuma dificuldade ao adotá-lo em sua rotina de viagens de negócios. Aproveite!

Quer receber mais dicas como essa para melhorar sua viagem a trabalho? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *