0

Custos e despesas: Você sabe a diferença?

Gerenciar um negócio exige muito planejamento, cautela e aprendizado. Há muitas coisas para se preocupar e as finanças representam a parte mais importante do empreendimento.

Qualquer deslize no fechamento do caixa pode gerar problemas graves no futuro e até levar o negócio à falência. Por conta disso, é sempre bom ficar por dentro de tudo sobre finanças e entender como elas funcionam de fato.

Entre as dúvidas mais comuns sobre gestão financeira está a diferença de custos e despesas. Você sabe como classificar os seus gastos em cada uma dessas categorias? Conhece a importância de ter essa informação na ponta da língua?

Veja neste post tudo o que você precisa saber sobre custos e despesas e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. Confira!

Custos

São gastos diretamente ligados com a produção de bens ou serviços. Em outras palavras, tratam-se dos valores pagos para produzir os produtos que sua empresa vende, ou quem sabe possibilitar que o serviço seja prestado com toda a qualidade possível.

Quando os custos são eliminados de sua planilha orçamentária, acarretam no comprometimento da entrega dos bens pela empresa. Por isso, são atrelados ao volume de produção ou venda.

Encaixam-se nessa categoria os salários dos colaboradores operacionais, energia elétrica usada em fábricas, matéria-prima, insumos e assim por diante.

Despesas

Já as despesas dizem respeito aos gastos necessários para que o negócio funcione, mas não estão ligados diretamente com a produção. São despesas que possibilitam a operação do negócio e até o seu crescimento, mas não tem impacto na entrega de produtos ou serviços.

Especialistas em contabilidade também afirmam que as despesas estão ligadas com atividades meio do negócio. E, inclusive, usam essa definição para separar os custos das despesas no fechamento financeiro.

Alguns exemplos das despesas empresariais são: salários de funcionários administrativos, gastos com marketing e publicidade, materiais de escritório, viagens corporativas, reembolso de quilometragem e etc.

Qual a importância de saber a diferença de custos e despesas?

Esses dois centros de custos são tratados de forma diferente na contabilidade da empresa.

Enquanto os custos são deduzidos do lucro líquido com a venda dos produtos, as despesas aparecem apenas no Demonstrativo de Resultados da companhia. Sendo assim, é importante dar a classificação correta aos gastos do negócio para evitar problemas futuros.

Conhecer os seus custos e despesas adequadamente também ajuda a precificar seus produtos ou serviços de maneira correta. Em outras palavras, significa dizer que você cobrará o valor correto de seus clientes e assim evita ter prejuízos lá na frente.

Quando você não sabe quanto a empresa gasta, e de onde partem essas demandas financeiras, fica difícil definir uma precificação adequada. Por causa disso, muitos empreendimentos acabam cobrando menos do que deveriam e fecham os meses no vermelho.

Para evitar todos esses problemas registre seus gastos adequadamente e mantenha o controle sobre as suas finanças, com um bom aplicativo de reembolso! Essa é a melhor forma para evitar surpresas e garantir a saúde do negócio.

Quer receber mais dicas sobre gestão financeira, dicas de economia e muito mais? Registre-se na newsletter do blog e fique por dentro de todas as atualizações.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *