0

Como superar os maiores desafios para a inovação tecnológica em sua empresa?

inovação tecnológica

O tema inovação tecnológica é cada vez mais discutido por todos. Seja qual for o ramo de atuação, é fundamental que uma empresa se transforme e acompanhe as tendências do mundo atual. Isto é, se quiser continuar sendo competitiva e melhorar os seus resultados.

No entanto, evoluir não é tão simples como parece. Afinal, quando falamos em modernização precisamos superar alguns desafios. 

Pensando em deixar você mais informado sobre a importância da inovação tecnológica, preparamos este post. Continue acompanhando e saiba quais são os maiores desafios em uma empresa. Boa leitura!

Conheça 5 desafios da inovação tecnológica nas empresas

banner demonstração expenseon

Quando falamos em inovação tecnológica no Brasil, existem alguns comportamentos culturais que dificultam a sua implantação. Porém, não impedem que ela aconteça. Fizemos uma lista com os cinco maiores desafios dessa transformação.

Veja quais são eles:

1. Amadurecimento corporativo

Para acontecer a inovação tecnológica dentro de uma empresa é necessário que ela amadureça. Isso demanda um grande esforço, dos gestores e de toda a equipe. Talvez esse seja o principal obstáculo dentro de muitas organizações.

Mesmo que o cenário esteja em constante transformação, ainda existem empresas que são tradicionalistas e não acreditam no poder da inovação tecnológica. Há também o mito de achar que essa mudança só é necessária para as organizações da área de tecnologia como, por exemplo, Google ou Netflix. Aliás, este um grande engano!

A inovação tecnológica é para todos! Seja qual for o seu ramo de atuação, sempre há algo que necessita ser transformado. Portanto, busque inovar a sua empresa em pequenas áreas, como no dia a dia do negócio.

2. Pessoas

Um grande desafio para a inovação tecnológica está dentro do setor de recursos humanos. Afinal, eles sempre recomendam achar o perfil inovador para começar a implantar a mudança dentro da organização. Porém, isso é errado!

Todo mundo tem um lado criativo, basta ser trabalhado devidamente. Portanto, estimule seus colaboradores a pensarem de maneira inovadora. Por isso, dê a eles condições para que possam colocar em prática as suas ideias. 

3. Falta de investimentos

A falta de capital é sempre um dos grandes empecilhos. Seja para implantar a inovação tecnológica em sua empresa ou para tomar outro tipo de decisão. Portanto, é comum muitas organizações não avançarem tecnologicamente devido a falta de dinheiro para investir nessa área. 

Entretanto, mesmo que a sua situação financeira não permita ficar investindo a todo o momento, é possível mudar algo na rotina da sua empresa. Além disso, economizando em uma parte existe a possibilidade de aplicar o recurso em um equipamento mais moderno ou sistema que otimize o seu trabalho. Portanto, a organização vai ser primordial nessa parte. 

4. Medo de arriscar

O medo paralisa uma pessoa em qualquer área. Um empreendedor que deseja crescer não pode ter esse sentimento na hora de inovar. Vale lembrar que toda mudança é um risco e sempre causará uma insegurança. Porém, deixar de arriscar é algo que não combina com o sucesso.

Infelizmente, o medo ainda toma conta de muitos empresários brasileiros. Por isso, várias empresas ainda não aderiram à inovação tecnológica e se encontram paradas no tempo. 

5. Ter dúvidas se valerá a pena ou não

Todo investimento requer um tempo para gerar bons frutos. Com a inovação tecnológica não seria diferente. É possível que você invista em algo inovador dentro da sua empresa que demore um pouco mais de tempo para dar o resultado desejado. No entanto, isso não quer dizer que essa aquisição seja ruim. 

A regra é sempre trabalhar para que a produtividade aumente e, consequentemente, os seus resultados também. Sabemos que o mundo está bastante imediatista. Porém, a persistência e paciência são duas qualidades que os grandes empresários possuem. E eles não devem ter medo de arriscar e nem deixar a dúvida falar mais alto.

Como implantar a inovação tecnológica em sua empresa?

banner demonstração expenseon

Adotar a inovação tecnológica em sua empresa pode ser, primeiramente, de uma maneira bem simples. A implantação pode ser aos poucos, para que todos se acostumem com as mudanças de forma positiva. 

Veja algumas sugestões simples de serem implantadas:

Crie um canal de comunicação integrado entre a equipe

Facilitar a comunicação interna é sempre uma excelente evolução. Atualmente, existem ferramentas que ajudam os seus colaboradores a se comunicarem internamente. O investimento em uma ferramenta como essa otimiza processos e o tempo de cada profissional.

Diminua os deslocamentos para reuniões 

Os encontros para discutir um novo contrato ou alinhar ideias entre cliente e empresa são imprescindíveis. Muitas vezes, ir até o seu cliente ou ele ir até você pode custar um tempo valioso. Portanto, que tal usar a inovação tecnológica ao seu favor?

Hoje em dia, é bastante comum realizar reuniões via Skype ou outro tipo de ferramenta que possibilite o uso de câmeras. Além de facilitar a comunicação e utilizar o tempo a seu favor, o seu financeiro terá uma enorme economia!

Use a nuvem para armazenar seus arquivos

Conhecida como cloud computing, essa é uma tecnologia que permite ao usuário acessar todos os arquivos e documentos importantes de qualquer dispositivo. Até mesmo de um smartphone. Um excelente exemplo disso é o Google Drive.

Utilizar esse recurso permite que você economize tempo de downloads, não gaste muito papel e a memória do seu computador também é poupada! Além disso, todos os colaboradores da sua instituição podem ter acesso, o que facilita na hora de procurar um documento importante.

Use aplicativos de reembolso de despesas

A inovação tecnológica também invadiu o setor financeiro e trouxe uma imensa melhoria. Empresas que necessitam reembolsar os seus colaboradores constantemente costumam perder muito tempo na hora de fazer os cálculos. 

Ao invés de utilizar inúmeras planilhas, guardar milhões de comprovantes e ter diversos tipos de anotações, que tal usar um aplicativo que facilitará a sua rotina? Um bom exemplo de ferramenta de reembolso de despesas é o da ExpenseOn, um sistema completo no qual gestor e colaborador têm acesso. Por ele, é possível anexar comprovantes, ter controle de reembolso de quilometragem, realizar solicitação de adiantamentos, entre outras funcionalidades.

Portanto, como você viu, implantar a inovação tecnológica em sua empresa não é tão difícil. Então, que tal dar o primeiro passo?

Peça a sua demonstração do sistema da ExpenseOn agora mesmo e inove a forma como gerencia os reembolsos em seu negócio.

banner demonstração expenseon

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *