0

10 Dicas de aeroporto para quem viaja constantemente

dicas de aeroporto

Quem viaja a trabalho com frequência deve saber algumas dicas de aeroporto para evitar situações desagradáveis que podem atrasar ou até mesmo impedir a viagem.

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a sua viagem começa antes mesmo de chegar no aeroporto, então é melhor preparar tudo antes da saída de casa.

Neste artigo você encontrará 10 importantes dicas de aeroporto para que você não tenha surpresas ruins na hora do embarque, e para que possa aproveitar da melhor forma a sua viagem.

Dicas de aeroporto: 10 instruções importantes

As dicas foram listadas para que você esteja alerta desde o momento em que sai de casa até o momento de embarcar e desembarcar, tudo para facilitar a sua vida evitando estresses desnecessários e imprevistos.

As 10 dicas de aeroporto listadas abaixo foram feitas para você que viaja a trabalho com frequência. Confira!

ebook viagens corporativas

Status do voo  

Antes de sair de casa é importante que você saiba sobre atrasos ou até mesmo de um possível cancelamento do voo (às vezes acontece). Portanto, verifique isso antes de se locomover ao aeroporto. Algumas companhias permitem, inclusive, que você assine uma notificação de seu voo por SMS para receber essas informações.

Saindo de casa 

Saia de casa com antecedência e evite atrasos e imprevistos usando aplicativos para traçar a sua rota até o aeroporto. Ter mais tempo de embarcar com mais tranquilidade sem correr contra o tempo é essencial.

Alimentação 

Quem viaja sabe como se alimentar no aeroporto tem um custo altíssimo. Por isso, caso você precise realmente se alimentar no aeroporto e queira economizar, procure observar locais como cafés, lanchonetes e restaurantes onde os próprios funcionários do aeroporto estão almoçando e não apenas os turistas. Isso normalmente indica que a comida do local é mais em conta que os demais locais e não deixa de ser saborosa.

Além disso, ao consumir nesses locais, não se esqueça de digitalizar suas notas fiscais e recibos para não perdê-los e conseguir ser reembolsado corretamente ao retornar de viagem.

Faça o check-in em casa 

Fazer o check-in em casa vai te ajudar a economizar tempo e evitar aquelas filas enormes dos aeroportos, principalmente se não precisar despachar malas. Ainda ficará sem pagar o low-cost (cartão de embarque) que algumas empresas de aviação cobram para a impressão.

Documentação 

Tenha a sua documentação em mãos para facilitar e para que essa fase de seu atendimento seja mais rápida. Informe-se sobre os documentos necessários antes da viagem, especialmente para destinos internacionais.

Pesando a bagagem 

Pesar a bagagem antes de despachar é indispensável. É importante que identifique corretamente a sua mala para que em casos de extravio você saiba como agir.  Procure o lugar correto para despachar a sua bagagem e tenha cuidado para manter em seu bagageiro particular apenas o que for necessário.

Neste link você pode conferir informações completas sobre as novas regras da ANAC sobre bagagens. Assim você não corre o risco de levar além do permitido e ser taxado ainda mais por excesso de bagagem.

ebook viagens corporativas

Conheça as regras 

É importante saber o que pode levar e o que não pode no avião. Mesmo viajando muito, às vezes as pessoas se esquecem de coisas como: o fato de não poder levar líquidos de mais de 100 ml a bordo, ter acessórios metálicos, deixar o celular no modo avião e etc. 

Ter conhecimento das regras é importante para que não atrase e evite estresse na hora do embarque.

Deixe os itens indispensáveis na bagagem de mão 

É importante que você guarde os itens indispensáveis na bagagem de mão. Isso inclui carteira com documentos pessoais, celular, carregador, notebook, materiais importantes para o trabalho, entre outros acessórios. Tudo deve estar na bagagem de mão para que não corra o risco de extraviar e para que você consiga pegá-los prontamente se precisar.

Utilize o Wi-Fi do aeroporto  

Mesmo seguindo todas essas dicas ainda é possível que ocorra algum contratempo e você fique esperando algum tempo. Por isso, caso o voo atrase e você esteja sem acesso à internet móvel, procure um Wi-Fi grátis pelo aeroporto e provavelmente irá encontrar.

Normalmente há acesso à internet nas salas de espera ao lado das lojas Duty Free, nas áreas lounge (não é necessário entrar para acessar o Wi-Fi), nas cafeterias públicas e em suas proximidades.

Assim você consegue se distrair, trabalhar ou fazer outra atividade enquanto espera o voo.

ebook viagens corporativas

Nada de pressa no momento do embarque 

Na hora do embarque não precisa ter pressa o seu lugar no avião é marcado. Evite aquelas filas enormes no momento do embarque. Espere a fila esvaziar um pouco para que possa entrar na aeronave com mais tranquilidade.

Seguindo todas essas dicas ficará mais fácil para que você embarque com mais tranquilidade e não se atrase até o momento de embarcar.

Essas 10 dicas de aeroporto irão te ajudar ainda mais se você viaja a trabalho e não que se estressar.

O estresse é algo constante em viagens corporativas. Um dos fatos que todo empregado que viaja a trabalho deve lembrar é que essa pode ser a oportunidade dele se promover dentro da gestão empresarial ou até mesmo promover o próprio nome da empresa. 

Ser um representante em uma viagem é algo de grande responsabilidade e esta responsabilidade só é dada a alguém de confiança, portanto é importante demonstrar profissionalismo nesse momento. Desde o embarque até o desembarque, tudo exige cuidado.

Dicas de aeroporto – Atenção no desembarque

É importante saber as dicas no momento do desembarque para que não ocorram inconvenientes. Estar atento às burocracias no embarque é importante, mas lembre-se que elas também estarão presentes no momento de desembarque.

Ao chegar no seu destino procure a esteira que tenha o número do seu voo (olhe na passagem), caso tenha dúvidas veja onde as pessoas que desembarcaram estão indo pegar as malas.

Antes de pegar a sua bagagem confira todas as informações presentes em seus documentos de voo.

É importante ter paciência também na hora do desembarque, muitas vezes uma simples pressa pode fazer com que você deixe algo de valor para trás. 

As eventuais filas acontecem em todo lugar, portanto, busque respeitar o espaço de todos que estão presentes nela e seja paciente com cada detalhe. 

Caso necessite de alguma informação no momento de desembarque, busque algum funcionário do próprio aeroporto, assim você evitará transtornos.

Além disso, antes de comprar qualquer produto ou serviço, certifique-se que ele está adequado ao orçamento disponibilizado para você. Ficar sem dinheiro em um lugar quase que desconhecido é um imenso problema. 

Saiba aproveitar a viagem sem transtornos

Ficou mais do que claro que os transtornos poderão ser evitados no próprio aeroporto. Evitar transtornos desde o embarque até o desembarque em uma viagem corporativa faz com que tudo seja mais produtivo. 

Siga as dicas passo a passo, lembre-se de estar sempre em estado de alerta com a sua bagagem, mas também se lembre de não levar muitos objetos, pois isso pode tirar a sua atenção. 

Quer outras dicas para tornar seu deslocamento mais agradável e produtivo? Aproveite para conhecer também o nosso ebook 4 maneiras de aproveitar melhor as viagens corporativas clicando aqui.  

ebook viagens corporativas

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *