0

Integração de sistemas: vantagem ou desvantagem?

integração de sistemas

Neste artigo será possível acompanhar informações sobre o que é, como funciona e quais os benefícios que as empresas agregam com a integração de sistemas. 

Para adquirir informações precisas e interessantes sobre o assunto, leia até o final!

O que é a Integração de Sistemas e como ela funciona?

A integração de sistemas é uma metodologia extremamente utilizada pelas empresas mais modernas na execução de rotinas operacionais, contando com altíssimo padrão de qualidade. Porém, conforme o empreendimento vai crescendo, o TI também passa a ter certo grau de complexidade maior, afinal são níveis que avançam junto com a empresa. 

Por isso, a integração de sistemas tem sido vista como uma alternativa segura e eficaz para quem quer criar um fluxo de trabalho descomplicado e ágil. Todo esse ambiente digital integrado é uma extrema necessidade de quem atua como empreendedor e gestor no mercado atual. 

Logo, a integração de sistemas é uma técnica que permite uma altíssima melhoria e desempenho na organização de operações de uma empresa. A integração de sistemas promove a redução de custos e diminuição da burocracia na empresa, o que é muito atrativo aos olhos de todo empresário que visa lucro e crescimento.

Além disso, a integração permite rotinas de maior colaboração e clareza na comunicação entre os profissionais. Isso resulta em um alinhamento muito mais amplo de estratégias, tornando-as muito mais eficazes e assertivas.

Para permitir a integração e circulação de informações nos diversos setores, os gestores podem implementar algumas técnicas atrativas. O uso de plataformas como Cloud Computing e APIs são ótimos exemplos. 

Isso simplifica totalmente a criação de interfaces de comunicação e amplia completamente a capacidade da empresa de escalar novos horizontes de recursos ilimitados, sempre que for necessário.

Quando a empresa migra para sistemas em nuvem, as comunicações ganham segurança considerável. Além disso, a troca de dados poderá ser feita em ambientes totalmente isolados e seguros, o que proporciona ao gestor distribuir as melhorias de forma automática e igualitária para os usuários.

Os APIs são interfaces de comunicação que podem ser utilizadas para a requisição de informações através de aplicativos. Além disso, podem ser implantadas facilmente e permitem a criação de maior integração.

banner demonstração expenseon

Quais as vantagens da Integração de Sistemas

A integração de sistemas sempre causa profundo impacto no funcionamento das empresas. As rotinas são otimizadas e os processos passam a ser feitos com muito mais colaboração e engajamento por parte dos colaboradores de todos os setores. Muitas vantagens podem ser sentidas ao implementar esse sistema, entre elas:

  • Redução de custos: Eliminar fugas financeiras é extremamente importante para uma empresa. Nesse sentido, a integração de sistemas cria fluxos de trabalho muito mais simplificados, otimizados e com um menor grau de trabalho. Isso, logicamente, significa que a empresa executará as atividades com um menor esforço trabalhista, tornando projetos muito mais eficazes, econômicos e menos cansativos.
  • Performance melhorada: Ter uma equipe e um funcionamento de alta performance é essencial e tem sido o sonho de muitos gestores e empresas. Somente dessa forma, é totalmente possível atender os clientes e parceiros de forma efetiva e engajada. 
  • A integração promove maior colaboração entre todos os setores e isso acaba gerando receitas muito maiores, além de um altíssimo grau de inovação. Afinal, os setores se comunicam com muito mais facilidade e definem estratégias em conjunto. Isso faz com que as rotinas de trabalho se tornem muito mais eficazes quando feitas e planejadas em equipe.
  • Otimização de processos: A otimização ocorre automaticamente ao implementar a integração de sistemas. Além disso, isso torna possível que o empreendimento se torne muito mais competitivo e se mantenha assim durante um longo tempo. Ao integrar os sistemas, a empresa passa a realizar com muito mais facilidade todos os procedimentos, pois os mesmos se tornam otimizados. 

Apesar de todas essas vantagens extremamente atrativas, é incorreto o ato de simplesmente comprar sistemas sem avaliar a real necessidade e a qualidade do mesmo. Isso gera impactos totalmente negativos na empresa, além disso, a tecnologia precisa controlar e integrar sistemas, e não bagunçá-los.

Sistema ExpenseOn

Justamente por isso, muitas empresas têm procurado o sistema de gestão de reembolsos da ExpenseOn, pois é uma solução totalmente capacitada e voltada para auxiliar o cliente a crescer e estar cada dia mais preparado para a crescente competitividade que há no empreendedorismo. Além disso, conta com uma API de altíssimo desempenho que proporciona integração com diversas soluções do mercado.

A falta de agilidade e eficácia em diversos processos dentro de uma empresa, infelizmente, é um forte indicativo de fracasso futuro ou a curto prazo. Afinal, um consumidor necessita sentir que a empresa dispõe de praticidade e isso tudo tem início nos sistemas internos de uma empresa. 

Quando a empresa não possui os procedimentos eficazes, os colaboradores atuam com menor engajamento e participação, e isso resulta em clientes insatisfeitos e resultados baixíssimos, acarretando prejuízos muito sérios e muitas vezes sem resolução.

Os dados quando inconsistentes entre si, tendem a ter um enorme impacto negativo na performance dos processos da empresa. Se uma informação não chega até quem precisa ou se chega, chega incorreta, atividades deixam de ser feitas ou são feitas sem o mínimo de necessidade e, consequentemente, anulam a otimização de tempo e produtividade dentro de uma empresa.

Isso, com certeza, gera resultados negativos e preocupantes, especialmente na gestão de reembolsos corporativos. Dessa forma, um dos pilares para o bom resultado das empresas é, sem dúvida, a utilização da integração de sistemas. Afinal, uma empresa precisa se preocupar em realizar a arquitetura correta da integração para possuir benefícios latentes e evitar danos sérios a curto ou médio prazo. 

Por isso, é sempre preferível contratar profissionais competentes, como a ExpenseOn, que possuem sistemas de fácil integração. Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios acima citados e, consequentemente, extrair muito mais vantagens dos mesmos.

Conheça a demonstração da ExpenseOn e otimize a sua gestão de reembolso agora mesmo!

banner demonstração expenseon

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *