0

Orçamento empresarial: tudo que você precisa para manter as finanças do seu negócio em dia

orçamento empresarial

Presente em empresas de pequeno, médio e grande porte o orçamento empresarial é o que garante que sua empresa tenha sucesso. Não existe a possibilidade de administrar bem uma empresa sem que um orçamento empresarial bem estruturado seja criado.

É a partir do orçamento empresarial que você consegue controlar contas a pagar e a receber, despesas fixas e variáveis, entre outros gastos que surgem no dia a dia de um negócio. Todas essas informações devem ser balanceadas, pelo menos uma vez ao ano, para que se verifique como andam as contas da empresa.

Na hora de realizar esse orçamento podem surgir inúmeras dúvidas sobre o modo correto de ser feito. Por isso, é preciso entender, antes de tudo, o que é esse orçamento e como criá-lo da maneira mais completa possível. Assim ao realizá-lo corretamente você tem controle sobre suas finanças e garante que sua empresa cresça de maneira saudável.

Sendo assim, neste post você conhecerá como o orçamento empresarial funciona e como fazer o da sua empresa. Vamos lá?

O que é o orçamento empresarial?

O orçamento empresarial é um documento que contém todas as informações sobre as receitas e despesas do seu negócio. Nesse orçamento podem contar informações de um período específico de tempo ou de um ano todo, por exemplo.

Sendo assim, com o seu orçamento em mãos, você poderá fazer previsões e possibilidades futuras sobre a questão financeira da empresa, provisionando investimentos ou possíveis cortes. Com isso, para que seu orçamento empresarial seja completo para te ajudar de fato, algumas informações que ele precisa conter são:

O orçamento empresarial é o resumo de todas esses dados e tem como função melhorar estratégias, iniciativas e resultados financeiros.

Tipos de orçamento empresarial

Agora que você sabe o que é um orçamento empresarial, compreenda também que existe no mercado diversos modelos que você pode aplicar na sua empresa. Para você escolher o que mais se encaixa às suas necessidades, continue lendo e conheça os principais modelos disponíveis. 

Orçamento estático

O orçamento estático é aquele criado inicialmente. Ou seja, esse orçamento, em hipótese alguma, sofre qualquer alteração. Depois de definido ele é seguido à risca durante todo o ano. Ele é utilizado por empresários que têm mais tempo para identificar, analisar e corrigir possíveis erros.

Ele é indicado para a análise de uma atividade só. O orçamento estático é comumente aplicado nas funções administrativas de pequenas empresas que têm a sua gestão centralizada.

Orçamento flexível

O orçamento empresarial flexível pode ser adaptado para qualquer atividade. Ele atua diretamente nos custos fixos e variáveis do seu negócio. Dessa forma, utilizando o controle de custo por produto, a empresa pode fazer cálculos de sua capacidade e ter uma visão completa de diferentes atividades e estágios.

Ao contrário do orçamento estático, o flexível pode ser alterado no período escolhido.

Orçamento rolling ou contínuo

O orçamento empresarial rolling ou contínuo, como também é conhecido, é um meio termo entre o orçamento estático e o orçamento flexível.

Ele é o orçamento feito para um ano, mas pode ser revisado mensalmente ou semestralmente. Assim, é possível resolver erros e incorporar acertos a novas áreas. O método característico do orçamento contínuo é de tentativa e erro.

Orçamento beyond ou budgeting

O orçamento beyond ou “além do seu orçamento” surgiu quando gestores de grandes empresas não conseguiam cuidar do orçamento de todas as filiais. A partir disso, surgiu o orçamento beyond que é feito planejando entre 12 a 18 meses, dando o controle para o gerente de cada filial separadamente.

Agora que você entende como funcionam os principais tipos de orçamento, saiba como fazer o orçamento empresarial para a sua empresa.

Passo a passo para montar o orçamento anual da sua empresa  

O planejamento financeiro de sua empresa tem que estar alinhado com seus objetivos e metas. Por isso, é tão importante que o seu orçamento seja realizado de maneira correta. Veja abaixo o passo a passo para montar o da sua empresa.

Faça um diagnóstico da sua empresa

 

Para realizar um bom orçamento empresarial é importante primeiro fazer uma análise para descobrir qual a atual situação da sua empresa.

Sendo assim as informações para essa análise são:

  • Média de vendas;
  • Lucro médio;
  • Gastos com impostos;
  • Gastos extras.

Nessa fase é importante analisar todas as informações relevantes para a sua empresa.

Estabeleça metas

 

Ter metas estabelecidas é um fator importante para o sucesso do seu negócio. Para estabelecer metas claras e objetivas você pode consultar o seu plano de negócios. Com ele você terá o direcionamento certo de onde investir ou cortar gastos.

Fique atento ao seu orçamento

 

Quanto mais completo seu orçamento for, maiores serão suas chances de ter bons resultados. Informações que não podem ficar de fora são:

  • Despesas;
  • Rendimentos;
  • Investimentos;
  • Fluxo de caixa;
  • Custos de produção.

Além disso, fique de olho no orçamento durante todo o ano para evitar exageros ou violações ao que foi acordado. Essa é a melhor forma de manter as contas da sua empresa em dia.

Liste todos os seus custos fixos e variáveis 

 

Nessa etapa é importante anotar despesas fixas e variáveis com exatidão, pois esses dados podem indicar pontos e problemas que merecem atenção. 

Os custos fixos são:

  • Aluguel do seu ponto comercial;
  • Despesas com funcionários;
  • Gastos com sua estrutura (internet, telefone, hospedagem de site);
  • Impostos;
  • Serviços contábeis;

Já os custos variáveis são:

  • Matéria-prima;
  • Água, luz e gás;
  • Contratação de freelancers;
  • Marketing;
  • Transporte.

Acompanhe os resultados

 

 

Depois de todas essas etapas concluídas e com todos os dados em mãos, você conseguirá acompanhar o cumprimento do seu orçamento durante o ano. Ter esse controle te ajuda a indicar falhas e resolvê-las antes que elas se tornem problemas maiores.

Além do acompanhamento dos resultados do orçamento empresarial, com ele você também consegue fazer a projeção dos gastos e ganhos futuros da sua empresa se baseando em dados obtidos com o seu orçamento.

Fazer o seu orçamento empresarial é importante, pois te ajuda a entender seus gastos. Falta de planejamento com investimentos, estimativas de vendas ou até sazonalidades de produtos, podem levar a sua empresa à falência.

Com o orçamento empresarial você prepara a sua empresa e tem a oportunidade de mudar onde seus recursos estão sendo aplicados, além de conseguir corrigir erros. 

Você gostou deste conteúdo sobre orçamento empresarial? Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim você receberá todas as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *