0

Reunião de negócios: 5 segredos para uma apresentação campeã!

Receber a confirmação da reunião de negócios é o primeiro passo para fechar o contrato com o cliente que você tanto deseja. No entanto, essa é apenas a ponta do iceberg!

Antes de falar com o potencial cliente e fazer a sua apresentação de negócios é necessário ter muito preparo, compromisso, ficar atento aos detalhes e ser direto.

Geralmente, você tem apenas uma chance para apresentar seu ponto de vista e convencer a outra parte a comprar de você definitivamente. Por isso, a reunião de negócios não pode ser feita de qualquer jeito!

Não sabe como otimizar os seus compromissos de vendas e fechar mais contratos? Confira neste post algumas dicas para criar uma apresentação de negócios campeã!

1. Chegue na hora certa!

Lembre-se que você não é mais importante que ninguém e seu tempo vale tanto quanto o das demais pessoas. Por isso, honre seus compromissos e evite chegar atrasado!

Quando a reunião de negócios for na sua empresa, esteja na sala no horário exato do agendado. Já quando for um encontro externo, procure chegar com antecedência para evitar imprevistos.

Tenha em mente o tempo gasto para deslocamento até o local e o meio de transporte que será usado também. Assim você evita ficar preso no trânsito ou perder o ônibus, por exemplo.

Talvez você não tenha outra chance para fechar o negócio com esse cliente, então procure causar uma boa impressão logo de cara. Caso precise se atrasar, avise a outra parte com antecedência e peça desculpas.

2. Fique atento à sua roupa

A vestimenta diz muito sobre a nossa personalidade e em uma reunião de negócios é algo muito importante. Sendo assim, antes de participar da reunião verifique o tipo de roupa que as pessoas utilizam na empresa.

Por exemplo, caso os funcionários usem terno e roupas sociais, repita esse mesmo padrão em sua vestimenta. Assim você fica mais próximo da linha exigida pela empresa e mostra o quanto pesquisou a companhia antes de fechar o negócio.

Evite chegar ao local desajeitado, com barba por fazer, cabelo bagunçado e roupas sujas. Até mesmo um pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença na hora de fechar um contrato. Logo, todo o cuidado é pouco!

3. Planeje com antecedência

Começar uma apresentação de negócios sem um planejamento é um tiro no pé. Você não sabe o que dizer durante a reunião, não vai prever as dúvidas da outra parte e pode se meter em uma confusão tamanha.

Antes de agendar qualquer reunião de negócio, planeje toda a ação com antecedência. Pesquise sobre os participantes desse encontro, conheça melhor a empresa e absorva o maior número de informações possível antes de entrar na sala.

O mínimo sinal de despreparo em sua apresentação pode levar o negócio por água abaixo. Então, prepare-se com antecedência para controlar o processo de vendas em todas as esferas.

Aproveite também para expor o roteiro da conversa logo no início. Assim todos os participantes saberão o que será discutido no encontro e o tempo de duração do diálogo.

4. Não faça rodeios

Tempo é dinheiro e em uma reunião de negócios não é diferente!

Seja objetivo em sua apresentação e vá direto ao ponto. Não fique enrolando e dando voltas no assunto, lembre-se que o tempo da outra pessoa é muito valioso.

Além disso, quanto mais tempo você demorar em uma visita ao cliente está perdendo a chance de fechar outro contrato. Fique de olho no relógio, não ultrapasse o tempo estimado da apresentação e seja direto.

É claro que não precisa falar em vendas logo de início e você pode usar de assuntos para quebrar o gelo no começo da conversa. Entretanto, não fique preso em assuntos que nada tem a ver com o objetivo principal da reunião.

Ao agir assim você demonstra profissionalismo e foco. Qualidades muito importantes em qualquer vendedor ou consultor de vendas.

5. Não se esqueça da etiqueta

As regras de etiqueta são muitas e podem ser até chatas. Mas elas ajudam a se comportar de forma adequada nos lugares.

Você não precisa ser um expert no assunto, mas deve conhecer ao menos o essencial dessas regrinhas. Como exemplo: as roupas que devem ser usadas, sentar de forma ereta na cadeira, não cruzar os braços, saber usar os talheres quando for um almoço de negócio e etc.

O segredo para fazer uma apresentação ou reunião de negócios campeã é dominar toda a conversa, inclusive os aspectos externos ao diálogo. Qualquer deslize nesse sentido transparecerá nervosismo, o que pode ser aproveitado pela outra parte para tirá-lo dos eixos.

Então esteja centrado e no controle de suas ações. Monitore o seu comportamento e evite deixar passar sinais ruins para o cliente como estresse, tédio ou cansaço. Assim suas chances de fechar a venda aumentam!

Agora que você já sabe os segredos para ter uma apresentação de negócios campeã é só colocar a mão na massa. Aplique essas sugestões e aumente os números de contratos e vendas!

Quer receber mais dicas sobre reunião de negócios? Inscreva-se em nossa newsletter agora mesmo e receba novos conteúdos em seu email!

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *