0

Tecnologia em gestão financeira: Conheça 3 inovações para 2020

Tecnologia em gestão financeira: Conheça 3 inovações para 2020 - ExpenseOn Blog

A tecnologia em gestão financeira, dada as rápidas mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos, passa constantemente por alterações importantes. Afinal, a busca por uma melhor gestão, o que leva a melhores produtos, serviços e processos mais eficientes não pode parar.

As alterações provocadas pelas inovações abrem caminho para novidades que tenham como objetivo tornar a gestão financeira algo mais seguro, rápido e fácil possam surgir com maior facilidade.

Dessa maneira, as empresas que estão atentas as tendências e as opções que são oferecidas pelo mercado conseguem desenvolver planejamentos e estratégias cada vez mais alinhados com as suas reais necessidades.

Nos próximos parágrafos, vamos conhecer 3 inovações relacionadas à tecnologia em gestão financeira que já mostram impactos em 2020 alterando a forma como as empresas e instituições têm executado suas atividades. Confira!

1. Robôs nos fluxos de trabalho

Tendo em vista a necessidade de reduzir a quantidade de recursos humanos, muitas empresas têm começado a testar e usar soluções com base em robótica para otimizar o fluxo de trabalho e a execução de tarefas.

As ações envolvem desde coisas básicas, como enviar e-mails até procedimentos mais complicados, como criar um banco de dados ou um relatório de despesas.

Outros exemplos do uso de robôs na tecnologia em gestão financeira são para:

Isso está muito mais próximo do que se imagina e muitas vezes é usado de maneira natural — muitas empresas têm agilizado processos internos e melhorado o fluxo de trabalho usando chatbots na gestão e transações financeiras, por exemplo.

2. Máquinas inteligentes

Em 2020, grandes empresas, dos mais variados setores, intensificaram seus esforços para usar a robótica e IA com foco em pontos críticos, como a redução de custos e o gerenciamento de gastos.

E as intenções vão muito além de promover a substituição do recurso humano pela máquina. Alguns exemplos do que já é percebido da machine intelligence para tecnologia em gestão financeira são:

  • aumento dos níveis de segurança: máquinas inteligentes melhoram a gestão financeira detectando padrões e analisando dados. Como a tendência é de que sejam aprimoradas, terão um papel importante auxiliando na descoberta de fraudes;
  • mais eficiência na gestão financeira: a IA possibilita que as máquinas disponibilizem orientações exclusivas e personalizadas, que consideram o perfil da empresa, sua forma de atuar no mercado e até o comportamento dos colaboradores responsáveis pelos gastos recorrentes como viagens corporativas, por exemplo;
  • aumento da produtividade: talvez o ponto mais fácil de ser observado, pois, as operações com base nesse tipo de inovação em tecnologia de gestão financeira tornam-se mais precisas, o que leva a redução de custos dos processos.

Muito do que tem sido desenvolvido no campo da machine intelligence (IA, robótica, aprendizagem de máquina) têm se concentrado em empresas e organizações que lidam com grandes quantidades de dados.

Mas engana-se quem pensa que pequenas organizações não estão se beneficiando dessas inovações já em 2020. Um exemplo de como isso já ocorre são os aspectos preditivos que visam melhorar o atendimento ao cliente, a eficiência do negócio e as atividades dos colaboradores.

3. Blockchain

O blockchain não chega a ser uma inovação de tecnologia em gestão financeira recente, afinal, já existe há alguns anos. Mas o que está acontecendo em 2020 é que várias organizações estão começando a comercializar e aplicar essa tecnologia em cenários reais envolvendo a gestão de serviços.

Ao que tudo indica, os investimentos em blockchain serão cada vez maiores, e isso levará a mais inovação e até a uma mudança de foco com novas aplicações saindo do varejo amplo para um uso mais institucional.

Alguns especialistas afirmam que o uso do “livro razão público” do blockchain será cada vez mais uma parte integrante das soluções tecnológicas e da infraestrutura operacional de setores financeiros das organizações.

Imagine uma empresa que depende muito de viagens corporativas internacionais, com a tokenização do blockchain elas poderão passar a usar moedas universais em vez da moeda específica do país.

Considerações importantes sobre as inovações em tecnologia em gestão financeira

Já não se discute mais quando a tecnologia vai crescer ou evoluir e, sim, se estaremos preparados colocar em prática as inovações. A cada ano, a tecnologia em gestão financeira se transforma de uma maneira significativa. E a forma como as tendências são incorporadas aos negócios é que constitui o fator decisivo para o fracasso ou sucesso das empresas.

Tanto os pontos citados acima, como outros igualmente importante e impactantes como Internet das Coisas, Regulamentação Tecnológica e bancos conversacionais já têm desempenhado um papel de destaque nas organizações em 2020.

Além disso, sempre que se fala sobre tecnologia em gestão financeira vale observar que, mesmo que a empresa comece a aplicar uma parte da inovação ou uma solução de cada vez, em um futuro próximo, pela própria imposição do comportamento do mercado, ela será obrigada a fazer uso de várias tecnologias simultaneamente.

É importante saber que cada mudança, cada pequena alteração pode exigir investimentos significativos, além da necessidade de uma forte especialização em tecnologia. O que será um diferencial é se a organização está acompanhando as tendências para não ser surpreendida da noite para o dia.

Ao ficar de olho no que anda acontecendo, nas soluções que têm obtido mais sucesso e naquilo que o próprio mercado vem exigindo, a capacidade de se planejar para mudar no momento certo será muito maior e o processo de mudança menos complicado.

De fato, muitos gestores não têm olhado com a devida atenção para as inovações em tecnologia em gestão financeira. Isso pode ser um problema para breve, pois ao não acompanhar o que está acontecendo as estratégias de negócios podem começar a ficar obsoletas rapidamente.

Portanto, se sua empresa ainda não faz um acompanhamento dessas inovações, procure começar quanto antes. Se o seu concorrente já está usando plataformas, sistemas de gestão e novas ferramentas e soluções que você desconhecia, é melhor investigar para não perder seu espaço conquistado com trabalho duro!Agora você conheceu algumas das inovações em tecnologia de gestão financeira, que tal começar a planejar o que fazer em sua empresa? Preparamos esse artigo sobre digitalização de despesas que poderá ajudá-lo nisso. Confira!

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *