0

5 tipos de consultoria empresarial e como ajudam seu negócio

tipos de consultoria empresarial

As constantes alterações na estrutura econômica global, os avanços tecnológicos, a transformação digital, as mudanças na legislação ou as novas tendências que são estabelecidas fazem com que, às vezes, as empresas sintam sua competitividade comprometida e ameaçada.

É nessa hora que alguns empresários e gestores pensam em como uma visão de fora da empresa pode ajudá-los a superar esses desafios.

Os serviços de consultoria empresarial garantem que essas mudanças tenham o menor impacto negativo possível, por meio de medidas que permitem projetar modificações no ambiente com eficácia e qualidade.

O consultor, nesse caso, é o responsável por encontrar soluções que auxiliem as empresas a identificar oportunidades de crescimento e realizar eventuais melhorias.

Para que você entenda mais sobre o assunto, selecionamos alguns tipos de consultoria empresarial que vão te ajudar a alcançar os seus objetivos e otimizar os seus processos de negócio.

5 tipos de consultoria empresarial: veja as vantagens de cada um!

Os serviços de consultoria buscam orientar e dar suporte às empresas que têm que realizar determinadas atividades e precisam de uma orientação mais profunda e especializada sobre o assunto.

Uma visão de fora, de alguém que não sofre pressões de relacionamentos internos nem se acostumou a optar por determinadas soluções que são consenso no negócio, pode renovar os processos com mais facilidade, trazendo inovações importantes.

A mesma empresa pode apresentar necessidades em diferentes setores, por isso, existem diferentes tipos de consultoria empresarial:

1- Consultoria especializada em áreas ou setores específicos

Existem certas atividades que exigem consultores especializados para a elaboração de diagnósticos precisos.

Por exemplo, uma consultoria de recursos humanos irá ajudar a empresa a solucionar algumas questões sobre demissão, contratação, condições de trabalho, treinamentos e cursos, etc.

Outro exemplo é uma consultoria no setor gastronômico. Os consultores ajudarão com orientações experientes para alguém que quer abrir um restaurante ou alavancar o potencial de um já existente.

Um terceiro exemplo fica por conta da consultoria em gestão de reembolsos de funcionários. Um auxílio que visa otimizar os seus processos de reembolso, melhorar a sua política de ressarcimentos de funcionários e tornar a alçada de aprovação mais fluída. Quando automatizado, o sistema de gestão de reembolsos, se torna mais ágil e fácil.

Você sabia que os clientes da ExpenseOn têm acesso a um consultoria gratuita para melhorar sua gestão de reembolsos? Agende a sua demonstração com um especialista e saiba mais!

Franquias

Uma área de consultoria muito procurada por quem abriu um negócio que começa a fazer muito sucesso e quer ampliá-lo, são as consultorias especializadas em franquias.

Ter uma única loja ou restaurante é uma coisa, mas administrar toda uma rede, criar manuais de franquia, definir treinamentos, elaborar e fazer gerenciamento de contratos e outras providências são atividades bastante complexas.

Consultorias especializadas em franquias são muito requisitadas.

Confira este vídeo de um famoso consultor nessa área de atuação:

2- Consultoria estratégica

Na consultoria estratégica, os objetivos estão relacionados a entender as forças e fraquezas da empresa, assim como oportunidades e ameaças, para desenvolver planos de ação táticos para alcançar resultados e torná-la um negócio mais produtivo e rentável.

Isso envolve fazer um diagnóstico organizacional e encontrar oportunidades de melhoria nos processos da empresa e, em seguida, fazer a implementação do planejamento estratégico.

É preciso desenvolver estratégias que visam o futuro da organização. O diferencial dessa consultoria é guiar o cliente, oferecendo pontos de vista que garantam a sustentabilidade de seu negócio em longo prazo.

3- Consultoria de gestão de riscos

Uma consultoria em gestão de riscos é bastante específica. Tem a função de apontar e analisar os possíveis riscos que a empresa poderá enfrentar.

Ela identifica ameaças e age como uma gerenciadora de crise, definido medidas de prevenção e proteção para cada caso.

O gerenciamento de riscos é um processo complexo, mas indispensável para a saudável gestão de possíveis ameaças ao negócio. Ele protege o desempenho da empresa e traz melhorias na tomada de decisão, visando o crescimento sustentável.

Por se tratar de uma atividade importante, mas que pode fugir do “core business” do negócio, uma consultoria de gestão de riscos permite que a empresa foque sua atenção em atender às necessidades de seus clientes, enquanto a consultoria se dedica a gestão dos riscos.

Dessa forma, o time de gerenciamento tem a função de alertar as empresas dos riscos associados a escolhas estratégicas e operacionais ruins que ameacem suas metas e os objetivos.

4- Consultoria financeira

A consultoria de gestão de finanças empresariais não deixa de ser mais uma consultoria especializada, mas como tem a missão de lidar com uma parte delicada de uma empresa, o gerenciamento de seus recursos, receitas e investimentos, é uma das mais procuradas.

Quando uma empresa não consegue se consolidar financeiramente, uma alternativa é contratar uma consultoria financeira, especializada no assunto.

Um gestor de uma startup de tecnologia, por exemplo, pode ser um gênio da programação e ter um sócio que sabe tudo de marketing, mas seu time necessita de alguém focado em finanças.

Por que não contratar uma consultoria para alinhar esse processo?

Ela te ajudará a elaborar um planejamento estratégico financeiro, por meio de políticas internas e da organização das atividades do setor.

5- Consultoria de marketing

Muito procurada pelas empresas, as consultoria de marketing se concentram no estudo do comportamento dos clientes, para descobrir quais são seus desejos e necessidades e elaborar estratégias para atraí-los, conquistá-los e fidelizá-los.

Muitas vezes, fazer uma boa pesquisa de marketing também pode fazer parte das atribuições da consultoria.

Na verdade, quando a área comercial não tem sucesso, muitas vezes o problema não está na força de vendas, mas nos conceitos dos produto e serviços oferecidos pela empresa, que não atendem às demandas do mercado.

A consultoria entrará em ação para identificar o que está dando errado e desenhar um plano de marketing para tentar reverter a situação e voltar a corresponder às expectativas do público-alvo.

Benefícios da contratação da consultoria empresarial

Agora que você entendeu o que faz uma consultoria, veja as vantagens que qualquer um dos diversos tipos de consultoria empresarial pode trazer para seu negócio:

  • Atendimento personalizado: a consultoria tem a obrigação de fazer uma análise prévia de acordo com as necessidades específicas de cada caso, resultando assim, na aplicação de medidas individuais personalizadas.
  • Conhecimento para o cliente: os serviços de consultoria são fornecidos por consultores de empresas experientes que compartilham seus conhecimentos com o cliente para que possam estar cientes das razões pelas quais certas medidas são aplicadas.
  • 100% de comprometimento: como os serviços de consultoria têm atendimento personalizado, o consultor de negócios e o cliente passam muito tempo trabalhando lado a lado. Essa relação de confiança criada é determinante para o bom andamento das ações.
  • Relacionamento: a consultoria contratada precisa estar sempre disposta a ajudar o cliente com todos os passos do projeto e acessível para esclarecimentos de dúvidas e problemas específicos.

Gostou de saber mais sobre os tipos de consultorias e como funcionam? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar outras pessoas.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Aldo Caterina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *