0

Vai viajar a trabalho? Veja algumas dicas para mandar bem e evitar imprevistos!

Viajar a trabalho pode ser encarado como uma bela oportunidade para se conhecer novos lugares e novas pessoas. Entretanto, por estar representando a empresa, é indispensável também que o colaborador lembre-se constantemente de que não está de férias ou a passeio.

Dá para aproveitar melhor as viagens corporativas e isso cumprindo com as metas e com os seus deveres, conciliando muito bem o afazer profissional e pessoal em um mesmo destino.

A fim de desfrutar melhor das viagens a trabalho, neste artigo você confere algumas dicas valiosas sobre como mandar bem e evitar imprevistos nessas circunstâncias.

Mais do que saber arrumar uma mala de viagem para negócios, é imprescindível ficar atento aos itens listados abaixo para garantir a tranquilidade e o conforto de sua estadia, por isso continue lendo e tome nota desses cuidados!

7 dicas interessantes para quem vai viajar a trabalho

 

1.   Lugares mais baratos para comer: Uma dica para economizar!

Você já deve ter reparado que o valor das refeições e dos lanches dos aeroportos são realmente abusivos e altos e isso é comum em todas as partes do país – talvez do mundo!

Por isso, a fim de dar aquela economizada para ajudar tanto o seu bolso, quanto o caixa da empresa, a dica é encontrar por opções mais viáveis para fazer uma refeição. Na maioria das vezes você consegue comer muito melhor pagando bem menos se souber escolher o lugar!

Existem muitas outras dicas para sua empresa economizar tratando-se das estadias externas dos colaboradores, entretanto a mais influente entre elas é incentivar a conscientização dos próprios funcionários que irão viajar a trabalho.

2.   Pergunte e pesquise pelo destino antes

Você não é obrigado a conhecer todos os destinos para os quais será mandado, por isso é importante que, para aqueles que ainda não conhece, você dedique algum tempo realizando algumas pesquisas e perguntando o que esperar do lugar.

Seja para se precaver do clima, da recepção dos moradores locais ou do padrão do lugar, com certeza é possível ser feliz ao trabalhar viajando e esta dica indicará justamente como ter bons momentos entre os descansos da sua rotina.

Afinal, você não trabalhará ininterruptamente – 24 horas por dia – enquanto estiver fora, por isso vale a pena saber se há algum ponto turístico para visitar, alguma região propícia para compras e muito mais, não é mesmo?

3.   Lembre-se do poder de negociação na hora de viajar a trabalho

Você está representando uma empresa e isso pode realmente contar muito na hora de definir onde se hospedar e onde ter as suas refeições. Afinal, sua empresa pode vir a procurar novamente pelo lugar nas próximas ocasiões e necessidades.

Que tal usar isso como barganha na hora da negociação? Além de conseguir bons descontos, não se espante em conseguir alguns brindes especiais também graças a esta carta na maga!

Quanto maior a empresa ou mais recorrentes as estadias em determinado destino, melhores as chances de conseguir uma melhor negociação. Invista e garanta vantagens para todos, ou seja, não apenas para você, mas também para a sua empresa.

4.   Que tal carregar os eletrônicos antes de sair em viagem?

Uma dica importante para quem vai sair para viajar a trabalho é ter o cuidado de deixar todos os eletrônicos devidamente carregados, antes de pegar a estrada ou subir no avião.

Lembre-se de checar o celular, o tablete, o notebook, o carregador portátil e todos os outros eletrônicos. Dê uma boa carga a fim de que durante o trajeto eles possam ser utilizados, se necessário, e assegure de não faltar um meio de comunicação principalmente quando chegar ao destino já que poderá precisar fazer uso por diferentes motivos.

Na volta para casa também tenha o mesmo cuidado e deixe os eletrônicos carregando na noite anterior a fim de não ter problemas no trajeto.

5.   Sempre saiba as regras da empresa antes de embarcar

Vale destacar que antes mesmo de sair em viagem é importante ainda conhecer a fundo quais são as políticas e regras da empresa para aqueles que vão sair em viagem.

Há um teto de reembolso? Como é feito o pagamento pelos gastos do colaborador? É preciso juntar notas ou você poderá reaver o dinheiro de alguma outra forma, como subindo notas em um app, por exemplo?

Se esta é a sua primeira viagem, não tenha medo de perguntar e pergunte tudo o que precisa para o seu chefe a fim de não cometer erros e ter que arcar com despesas!

6.   Tenha seus documentos escaneados caso precise

As pessoas costumam não pensar nisso, porém o que acontece se você perder seus documentos e cartões enquanto estiver fora, em uma viagem, ou ainda, for roubado? Como será possível voltar para casa sem dor de cabeça?

Uma boa resposta e alternativa para essa questão é ter todos os seus documentos devidamente escaneados no seu e-mail, pois em caso de necessidade, bastará fazer as devidas impressões para resolver a maior parte dos problemas criados nestes cenários!

Procure ainda deixar no e-mail os principais telefones para contato, endereços e compromissos, pois hoje em dia as pessoas costumam fazer tais anotações apenas no celular não contando com a possibilidade de que eletrônicos podem ser roubados ou podem simplesmente ter uma pane.

7.   Um livro é bem vindo para as horas de descanso

Por fim, uma última boa dica para quem vai viajar a trabalho é levar sempre consigo um bom livro para ler nas horas de folga, principalmente se você não faz o tipo que gosta de sair para conhecer o destino em que está hospedado.

O livro ainda pode ser uma ótima opção para o tempo de viagem caso você não vá dirigindo!

Aproveite para por as leituras em dia escolhendo tanto livros de ficção como temas que podem contribuir com a sua profissão, é claro. Se você está fazendo algum curso ou treinamento, aproveite o tempo para dar uma adiantada nos estudos.

Lembre sempre de usar um bom aplicativo de reembolso, para não ter nenhum imprevisto ou problema nessa hora!

Gostou dessas incríveis e simples dicas para quem está indo viajar a trabalho? Quer conferir outros conteúdos como este e aprender mais sobre como unir o útil ao agradável nessas ocasiões? Aproveite para se inscrever e receba a nossa Newsletter com todas as novas publicações!

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Yanick Gudim

Founder, CEO ExpenseOn Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *